segunda-feira, 14 de junho de 2010

Embarque em Sobressalto de AJM

Foi apresentado neste ultimo Sábado, dia 12 de Junho, no auditório do Museu Municipal, o terceiro livro de poesia do jornalista Aníbal José de Matos, intitulado “Embarque em sobressalto” e que foi elaborado e concebido durante o ultimo ano.
O autor ficou visivelmente sensibilizado pelo número de pessoas presentes, pela quantidade de exemplares adquiridos, e também pelas opiniões favoráveis que lhe foram transmitidas.
De realçar que o livro (editado pela Folheto, de Leiria) tem capa e ilustração de Mário Silva e prefácio de António Augusto Menano. A apresentação, que contou com a presença de Manuel Portugal (guitarra de Coimbra), foi feita por António Jorge Lé.
Segue o poema lido por AJM aquando da apresentação do livro:

Quando eu morrer

Quando eu morrer
Escrevam no epitáfio
Que resisti à dor com desespero.
Não fui herói nem santo.
Nem confiei em mim próprio
E nos outros tive dúvidas.

Quando eu morrer
Não quero presenças nem palmas
Porque vão soar a hipocrisia,
E vão incomodar-me no silêncio
Da escuridão.

Quando eu morrer,
Quero muito poucos à minha volta,
Tantos quantos os que tive
À minha volta da vida.

Quando eu morrer,
Que ninguém sorria nem chore,
Porque também vou embora
Sem lágrimas nem sorrisos.

Partirei com a esperança
De que me vão dar o amplexo
Que me escasseou nesta terra,
E ver então o sinal
De que alguém me protegeu,
E me olhou com a ternura
Da mãe que me deixou um dia.

Quando eu morrer,
Afastem-se por favor
Os que em vida me deram o tormento
Duma presença incómoda.

Quando eu morrer,
Esqueçam que já vivi
No seio dos que algum dia
Me esqueceram.

Quando eu morrer,
Quero mesmo o desamparo
Dos que fingiram tolerar-me.

Aníbal José de Matos (do livro EMBARQUE EM SOBRESSALTO)

Sem comentários: