sexta-feira, 26 de novembro de 2010

II Semana Europeia da Prevenção de Resíduos - Figueira da Foz com várias ações

Iniciou-se no passado dia 20 e decorre até 28 de Novembro a II Semana Europeia da Prevenção de Resíduos. Durante esta semana, por todo o país, muitas iniciativas e campanhas tentarão lembrar aos munícipes a importância de reduzir e reciclar o lixo para que os resíduos não se acumulem por lixeiras e aterros. Esta ideia começou no ano passado e espera-se que termine em 2011.
O objectivo é alertar e consciencializar a sociedade no seu todo, incluindo entidades públicas e privadas, associações, organizações não governamentais, empresas, escolas e os cidadãos em geral.
Na Figueira da Foz, a Divisão de Ambiente, com os seus técnicos em colaboração com a empresa ECOGESTUS, fizeram-se três ações: No dia 24 levou-se a cabo a Fertilização Verde do Parque das Abadias, ação que pretendeu alertar para a quantidade de resíduos verdes produzidos na manutenção deste espaço. Assim, numa pequena área, após o corte de relva, colocou-se a mesma, espalhada (de forma a que ficasse bem arejada) pela zona cortada, para que seja reutilizada em forma de composto/fertilizante. A experiência irá agora ser monitorizada com vista ao seu aproveitamento global nas zonas verdes da cidade, quando se fizer este tipo de manutenção.
Nos dias 23 e 25 levou-se a cabo uma acção de compostagem de resíduos orgânicos provenientes da cantina escolar da Escola Básica de 2º e 3º Ciclo Infante D. Pedro. A acção foi desenvolvida pretendendo alertar para a valorização dos resíduos biodegradáveis produzidos no processo de confeção de refeições na cantina e, na fase pós-refeição (desperdícios produzidos pelos alunos); numa 1ª fase foi oferecido à escola, pela Câmara Municipal da Figueira da Foz, um compostor, e foi realizada uma ação sobre o processo de compostagem e as suas vantagens. Numa segunda fase deu-se início ao processo de compostagem, envolvendo a participação de uma turma e de funcionários da própria cantina escolar.
Nas mesmas datas levou-se a efeito um Workshop sobre "Vermicompostagem"; a ação foi desenvolvida na Escola Básica de 2º e 3º Ciclo Infante D. Pedro e no Colégio de Quiaios, pretendendo alertar para o tratamento aeróbio controlado de decomposição da fracção orgânica dos resíduos através da utilização da minhoca Eisenia como agente biológico.
A Divisão de Ambiente da Câmara alerta os munícipes para produzirem a menor quantidade possível de resíduos e a proceder à sua separação e colocação nos locais devidos: ecopontos, contentores de resíduos domésticos e, no caso dos chamados “monos”, solicitando o serviço de recolha da Câmara através do telefone 808201790 e 233929900. A Câmara procede igualmente à recolha de cartão no comércio e na restauração, todas as terças-feiras, mediante contacto para o telefone 233403333. De lembrar que a deposição indevida de resíduos constitui contra-ordenação e é punida por coimas.

Sem comentários: