quinta-feira, 7 de julho de 2011

Biblioteca também vai à praia... e ao jardim!

A partir do dia 1 de Julho a Divisão de Cultura, através da Biblioteca Municipal, abre as suas portas dos equipamentos na biblioteca de praia e na biblioteca de jardim, retomando o contacto com os leitores de Verão. Estes Serviços funcionam com a colaboração da Bolsa de Voluntariado e da Divisão de Juventude e Desporto, da Câmara Municipal da Figueira da Foz.
Até 31 de Agosto, quem vai até à praia da Torre do Relógio encontra na biblioteca de praia um espaço de cultura e recreio com actividades diversificadas. Com jornais e revistas para consulta no local, obras de ficção e literatura estrangeira para adultos, colecções de literatura infantil e juvenil, para além de jogos e ateliers criativos com Hora do Conto e expressão plástica. Através da Divisão de Ambiente decorrem ainda neste espaço actividades de educação ambiental para jovens e crianças. A participação nestas actividades é gratuita e pode ser solicitada por grupos organizados, mediante marcação prévia.
Este ano, para além do habitual serviço de empréstimo domiciliário, a biblioteca de praia oferece, pela primeira vez, a utilização de um posto com ligação à internet, por períodos limitados de 30 minutos. Todos estes serviços podem ser usufruídos num agradável espaço exterior de esplanada com mesas e cadeiras para leitura e apoio às actividades. O funcionamento decorre de segunda a sábado, das 10H00 às 16H00.
Neste espaço decorre este ano, pela primeira vez, o Projecto CAJ na Crista da Onda. A CAJ – Consulta de Atendimento de Jovens - é um serviço do Agrupamento de Centros de Saúde do Baixo Mondego II, que visa o atendimento especializado de jovens entre os 14 e os 21 anos de idade, residentes na área do Município da Figueira da Foz. Funciona habitualmente às Segundas e Quintas-feiras, das 16h30 às 18h30, na Rua Vasco da Gama, n.º 124, Figueira da Foz. Com o apoio do Município da Figueira da Foz, vai passar a funcionar no espaço da biblioteca de praia, nos mesmos horários. O serviço é gratuito, anónimo e confidencial, não exige marcação prévia e é constituído por uma Equipa Multidisciplinar com profissionais da Medicina, Enfermagem e Psicologia, que trabalham temáticas relativas à adolescência, sexualidade, comportamentos de risco, consumo de substâncias e outras do interesse do seu público-alvo. Faz ainda a distribuição gratuita de contraceptivos.
Retomada a tradição de um espaço de leitura para os mais novos no Jardim Municipal aquando das comemorações do Centenário da Biblioteca Municipal Municipal no ano transacto, a biblioteca do jardim vai estar mais uma vez em funcionamento em julho e agosto de 2ª a 6ª feira, das 10h00 às 12h00 e das 14h30 às 16h30.
Neste espaço, junto ao edifício do Tribunal Judicial da Figueira da Foz, estarão novamente os bancos de leitura para utilização pelas crianças nas actividades de leitura e noutras também dinamizadas pela biblioteca como ateliers criativos e oficinas culturais, que podem ainda ser usufruídos por grupos de ocupação de tempos livres interessados e que o solicitem.

Sem comentários: