quinta-feira, 8 de setembro de 2011

Banda de Santana - Encontro de Bandas com novos elementos

Foi no passado dia 5 de Junho, nas festas de Nossa Senhora da Graça no lugar do Tojeiro da freguesia de Arazede, que esta Banda estreou mais um novo elemento que foi a Josefina Aveiro em Trompete. No seguimento das actividades da Escola de Música, no dia 4 de Setembro do corrente, dia do 117º aniversário da Sociedade Musical Santanense, foi a vez da Anabela Fonseca se estrear, sendo por isso mais uma executante em Fliscorne. Curiosamente estes dois elementos femininos, são mães de elementos que tocam na Banda, sendo por isso um motivo de orgulho para todos, para os seus familiares e em especial para os seus filhos. A iniciativa da entrada de elementos mais adultos, tem cerca de ano e meio, e desde aí, já (re)entraram 5 novos músicos, estando outros já à estante a aguardar a sua entrada na centenária Banda, e alguns ainda em estudos instrumentais e teóricos. Relativamente às festividades do 117º Aniversário, e ao Encontro de Bandas que há anos se realiza no 3º domingo de Setembro, este ano as Bandas convidadas para o efeito são as seguintes: Abrunheira – Montemor-o-Velho, Guia – Pombal, Lousã e a Banda anfitriã.
Este evento é uma parceria conjunta entre a Banda de Santana e a Fundação INATEL, e conta com a sempre prestimosa colaboração da Junta de Freguesia de Santana.
Assim, no dia 18 do corrente pelas 12 horas, a recepção às Bandas convidadas é feita na Sede da Filarmónica, seguindo-se o almoço - convívio. Pelas 14H30 as Bandas deslocam-se para vários pontos da localidade a fim de efectuarem a sua entrada no pátio da Sede da Banda. Após a execução dos respectivos hinos das colectividades presentes, irá ser executada em conjunto a Marcha INATEL II dirigida pelo maestro Francisco M. Relva Pereira. Pelas 16 horas, dar-se-ão inicio aos concertos, no salão de festas da colectividade. No final desta manifestação cultural, que decerto servirá para fortalecer os laços de amizade e musicais inter bandas, será servido nos anexos da Banda, um faustoso manjar aos elementos das Bandas convidadas e entidades presentes. Para que a música faça sempre parte das nossas vidas, os sócios, amigos, população anónima e amantes da arte dos sons, estão naturalmente convidados para assistir a mais uma tarde de arte sonora, e assim apreciar estes embaixadores musicais vindos de vários pontos do País, e no final certamente, darão por bem empregue a estadia no salão de festas da Santanense.
Francisco M. Relva Pereira – Maestro da Banda de Santana

Sem comentários: