segunda-feira, 19 de setembro de 2011

Encontro de Bandas em Santana

No seguimento das comemorações do 117º aniversário da Sociedade Musical Recreativa Instrutiva e Beneficente Santanense, no passado dia 18 de Setembro e à semelhança dos anos anteriores, decorreu mais um Encontro de Bandas, organizado pela Fundação INATEL e a Banda Santanense com o apoio da Câmara Municipal e da Junta de Freguesia de Santana, onde todos os que se deslocaram à sede da Banda aniversariante tiveram oportunidade de ver e ouvir a Banda de Abrunheira (Montemor-o-Velho), Banda da Guia (Pombal), Banda da Lousã (Lousã) e, claro, a Banda de Santana, sendo as Bandas dirigidas respectivamente pelos seguintes Maestros: António Luís Rodrigues Mota, Gualdino Ferreira Branco, Adérito Fernandes Pereira e Francisco M. Relva Pereira.
Antes de terminar esta tarde de cultura musical, foi desfraldada e colocada no mastro da Santanense, uma nova Bandeira oferecida pela Farmácia Santa Ana. Assim, após os discursos e troca de prendas efectuados pelas diversas Associações e Entidades presentes, foi a vez de ser dado pelo Sr. Presidente da Câmara Municipal, o diploma e medalha de Mérito Cultural, ao Sr. António José Fajardo Matias músico da Banda de Santana há mais de 50 anos.
No final desta manifestação cultural, que serviu para fortalecer os laços musicais inter bandas e apagar saudades de alguns músicos e maestros que já não se viam há bastante tempo, foi servido nos anexos da Banda mais um faustoso manjar.
Como é característica das gentes santanenses, os sócios, amigos e população anónima amante da arte dos sons, esgotaram o engalanado salão da Banda, e puderam ouvir e apreciar estes embaixadores musicais vindos de vários concelhos do centro do País, e no final, certamente deram por bem empregue essa opção, ficando culturalmente mais ricos.
Francisco M. Relva Pereira – Maestro da Banda de Santana
(Clicar na foto para melhor a visualizar)

Sem comentários: