segunda-feira, 6 de fevereiro de 2012

Escola dr. João de Barros ‘foi’ a Itália

Entre 28 de janeiro e 01 de fevereiro decorreu na cidade de Rieti, em Itália, o segundo encontro de docentes dos vários países envolvidos no Projeto Comenius -English Traditional Games. Nele participaram os professores Áurea Fernandes, José Castanho, Fernanda Paula Pinheiro, Conceição Lopes e Isabel Ferreira, e os alunos Carolina Santos, do 9º ano, autora do logótipo vencedor que vai acompanhar todo este Projeto, Edna Boliqueime e Maria Francisca Damas, do 8º ano e Ana Sofia e Timur Lomin do 7º ano.
Este projeto liga a escola Dr. João de Barros da Figueira da Foz a sete escolas da Europa, de países tão diferentes como a Turquia, Irlanda, Grécia, Lituânia, Itália, Liechtenstein e Roménia.
Durante as reuniões trocaram-se materiais elaborados pelos discentes e pelos docentes, definiram-se e calendizaram-se atividades, traçaram-se metodologias e estratégias de trabalho e programaram-se os intercâmbios, quer de alunos quer de professores, nomeadamente o que se realizará na Figueira da Foz na semana de 22 a 28 de Abril.
A experiência incluiu ainda uma visita à cidade de Roma que foi muito do agrado dos professores e dos discentes. Ao desenvolver este projeto internacional pretende-se proporcionar aos alunos novas experiências que propiciem a aceitação e o conhecimento de realidades sociais e culturais diferentes das suas, contribuir para a compreensão e tolerância recíprocas, bem como incutir-lhes o sentido de responsabilidade enquanto jovens cidadãos europeus, no respeito pela paz, direitos humanos e defesa do património natural e cultural e a aceitação das diferenças. Foi, ainda, um forte estímulo para a aprendizagem da língua inglesa. Esta terá sido, sem dúvida, uma viagem inesquecível para todos.

Sem comentários: