segunda-feira, 7 de maio de 2012

David de Sousa = Maestro evocado no Museu

David de Sousa nasceu na Figueira da Foz a 6 de Maio de 1880 e faleceu em 3 de Outubro de 1918 na mesma cidade, contando, pois, apenas 38 anos de idade, quando tanto havia ainda a esperar das suas enormes capacidades.
Excecionalmente dotado, aos 9 anos inicia-se no solfejo e no canto na Escola da Sé Patriarcal em Lisboa, e aos 20 tem já o curso de violoncelo, com prémio do Conservatório Real de Lisboa.
Entre 1908 e 1910, aparece como violoncelista de orquestra em Inglaterra, na Áustria Imperial e na Rússia. Data desse tempo o seu primeiro êxito como compositor: a célebre “Rapsódia Eslava”.
Em 1911 volta à Inglaterra para atuar em Londres onde torna, mais tarde, solista e maestro (1914 e 1917). A partir de 1913, porém, é no seu país natal que procura realizar-se.
Na música foi David de Sousa o maior vulto figueirense e um dos maiores vultos nacionais: além de violoncelista e compositor de grande talento, foi também um notável professor de música e maestro excepcional.
A Divisão de Cultura da Câmara Municipal da Figueira da Foz, através do Museu Municipal Santos Rocha, onde se conserva uma parte do seu valioso espólio, recordou este domingo a figura de David de Sousa no 132º aniversário do seu nascimento.
Por sua vez a Antena 2 transmitiu hoje, pelas 16h00, o programa do Maestro António Ferreira será dedicado a este músico figueirense, e que será repetido a 11 de maio, às 23h00.

Sem comentários: