quarta-feira, 30 de maio de 2012

Tavarede: Sabonete e perfume de Limonete nascem na Escola de Quatro Caminhos

A escola de Quatro Caminhos situada na freguesia de Tavarede, pertencente ao Agrupamento de Escolas da Zona Urbana da Figueira da Foz, candidata ao “Prémio Fundação Ilídio Pinho - Ciência na Escola”, com o projeto intitulado “Que bem cheira a nossa Terra!”, está a promover o limonete, recurso natural que todos os Tavaredenses veneram e reclamam como seu, desde há muitos e muitos anos.
O principal objetivo do projeto é criar um sabonete e um perfume de Limonete já que as “nossas bisavós e bisavôs” (como dizem os alunos) também se perfumavam com as suas folhas, colocando-as nos bolsos da roupa que vestiam. Diziam elas que nos bailaricos realizados fora da terra os moços logo as identificavam como sendo “meninas de Tavarede” porque o cheirinho era inconfundível.
Depois de alguma investigação sobre o limonete nasceu em todos os alunos uma enorme vontade de avançar e fazer mais, sentiram que era urgente requalificar a planta e mostrar às gerações futuras a importância deste maravilhoso arbusto. Como pequenos cientistas que são os alunos meteram “mãos à obra” e transformaram as folhinhas dos limonetes numa maravilhosa essência que deu o aroma aos dois produtos. Sozinhos dificilmente conseguiriam concretizar o seu desejo e por isso pediram a ajuda a cientistas verdadeiros. Assim, com a colaboração do Professor Doutor Carlos Cavaleiro da Faculdade de Farmácia da Universidade de Coimbra, da Dr.ª Maria João Vidaurre dos Laboratórios Vidaurre, Biocante de Cantanhede, dos Viveiros da Figueira-Tavarede, e da Junta de Freguesia de Tavarede, parceiros no projeto, conseguiram tornar o seu sonho realidade – das mãos destes pequenos entusiastas nasceu já o sabonete e o perfume com aroma de limonete.
Quem sabe se estes produtos nascidos das finas e cheirosas folhas do limonete, não poderão vir a ser fonte de rendimento para algumas pessoas de Tavarede, e o quanto estas terras e as suas gentes poderão vir a ganhar com a concretização deste sonho?
Os meninos sonharam, a obra nasceu… “Que bem cheira a nossa Terra!
Nas fotos: Os alunos, professoras e auxiliares da escola envolvidos no projeto; e os sabonetes e um 'frasquinho' com o perfume.

Sem comentários: