terça-feira, 12 de junho de 2012

Zé Santos, jornalista do Diário de Coimbra na Figueira da Foz, alvo de justa homenagem na hora da retirada

José Manuel Ferreira dos Santos (Zé Santos) nasceu em São Martinho do Bispo, Coimbra, em 1951. Em 1969 tornou-se colaborador do Diário de Coimbra. Pouco depois, já como militar, partiu para a Guiné, onde colaborou com o jornal “Nopincha”. Após o regresso, em 1974, foi integrado nos quadros do jornal.
Habituado a fazer da Figueira da Foz o seu “refúgio” onde se dedicava a um dos seus hobbies favoritos, a pesca desportiva, foi nesta cidade que conheceu a que é agora sua esposa, Graça Oliveira. Esta proximidade e o namoro levou-o a apresentar uma proposta ao Diário de Coimbra de abrir uma delegação nesta cidade.
Proposta aceite, e um dia antes de comemorar o seu 26º aniversário, é editada a primeira página totalmente dedicada ao concelho da Figueira, a 2 de Fevereiro de 1977, entrando assim para a história do Diário de Coimbra mas também da Figueira, que a partir dessa data começou a ter outra visibilidade em toda a região. Uma aventura que viveu durante 35 anos consecutivos e que teve o seu epílogo em finais de Janeiro deste ano.
Foram mais de três décadas em que foi o “fiel depositário” das tradições, histórias, alegrias e tristezas, vitórias e derrotas de uma cidade que viu crescer e desabrochar e quase sem nunca esmorecer.
Mas a sua vida não ficou confinada ao jornalismo. Zé Santos soube sempre dizer sim, quando “chamado” a dar a sua participação cívica. Integrou comissões das Festas da Cidade, do Centenário da Cidade e da Europeade. Esteve na génese da criação dos prémios da companhia de seguros “O Trabalho” e foi fundador do Circulo de Gastronomia entre outras ações que se foram desenvolvendo numa cidade que abraçou como sua.
Trabalhador, amigo do seu amigo, sempre pronto a dar mão a quem precisa, é também um verdadeiro livro de recordações, uma fonte de conhecimento, um contador de histórias como poucos, que ficará sempre ligado à história da Figueira da Foz.
Recebeu recordações de Mário Esteves em nome da “Figueira Com Sabor a Mar”, de Fernando Gonçalves da Sociedade Boa União Alhadense, de Mário Silva, de Ana Machado da Imoexpansão, do Ténis Clube, Coliseu Figueirense e Clube Náutico.
Fernando Alves do Vale teceu alguns elogios a José Santos, recordando o seu percurso pelo jornalismo ao serviço do Diário de Coimbra e do muito que o homenageado deu à cidade.
Recorde-se e saliente-se que esta homenagem foi promovida por um grupo de pessoas da sociedade civil e onde estiveram presentes, ou enviaram mensagens, mais de uma centena de pessoas dos mais variados sectores do concelho. (Clicar nas fotos para melhor as visualizar)

Sem comentários: