sexta-feira, 15 de fevereiro de 2013

Figueira da Foz celebra ano Brasil/Portugal com programa cultural até maio

A autarquia da Figueira da Foz vai celebrar o ano Brasil/Portugal com um programa cultural, do qual se destaca um acervo documental com correspondência trocada entre os escritores Jorge Amado e Joaquim Montezuma de Carvalho. 
A mostra documental, a realizar em abril, integra material do arquivo histórico municipal da Figueira da Foz, tendo por base os 100 anos do nascimento de Jorge Amado, onde se incluem, entre outros, livros do escritor brasileiro ou cartas trocadas com o advogado e escritor Joaquim Montezuma de Carvalho, ambos já falecidos. "A ideia é podermos juntar a Figueira da Foz ao contexto desta celebração centralizada, sobretudo, em Lisboa, com um contributo de programação própria", disse à agência Lusa António Tavares, vereador com o pelouro da Cultura. 
A programação inclui ainda a celebração, a 23 de fevereiro, do 110.º aniversário do nascimento, na Figueira da Foz, de João Gaspar Simões, romancista, dramaturgo e crítico literário, "lido e estudado com grande dedicação e curiosidade no Brasil", refere a divisão de Cultura da autarquia. Nessa data será apresentado o livro "O casamento e a emancipação feminina no teatro simoneano", na biblioteca municipal e realizadas leituras encenadas em redor de peças de teatro escritas por João Gaspar Simões, pelo grupo "Pátio das Galinhas - Teatro de Bico". 
O programa de comemorações do Ano Brasil/Portugal na Figueira da Foz arranca na sexta-feira com a apresentação da obra "Livro O Verso da Língua", do escritor brasileiro Juva Batella. O espetáculo de dança "Tatyana", pela Companhia Deborah Colker, sobe ao palco do Centro de Artes e Espetáculos (CAE) a 27 e 28 de abril e, a 03 e 04 de maio, decorre um ciclo de cinema brasileiro com filmes do realizador Glauber Rocha. Também a 04 de maio está agendada a inauguração, no CAE, de uma exposição de fotografia do repórter fotográfico brasileiro Tadeu Villani. Ainda em maio, mas em data a definir, realizar-se-á uma conferência sobre música no império luso-brasileiro, com a participação, entre outros, do tenor e investigador Alberto Pacheco. 
(RTP Noticias, Lusa)

Sem comentários: