sexta-feira, 19 de abril de 2013

Alhadas e Santana “Unidos p’la Música”

Banda de Santana
“Unidos p’la Música” é um projeto musical iniciado à cerca de 2 anos quando o maestro António Victorino de Almeida dirigiu um concerto composto por 8 bandas do concelho da Figueira da Foz, e que une agora as bandas de Alhadas e Santana. 
Sendo um projeto pioneiro em Portugal tem, por isso, ingredientes que o tornam único e especial, buscando novos públicos, novas sonoridades e essencialmente poderem ter o prazer de quebrar algumas tradições que fizeram parte da história destas centenárias coletividades musicais. 
Assim, depois de meses de trabalho preparatório em cada banda e dos ensaios do novo e inédito reportório, começaram a efetuar desde o inicio de abril vários ensaios em conjunto nas sedes de Santana e Alhadas para se ponderar e afinar todos os pormenores e situações musicais que este tipo de formação exige. 
Banda da SBU Alhadense
Os primeiros espetáculos irão decorrer nos dias 25 (Santana) e 28 de abril (Alhadas), pelas 16h00, antecedido de um pequeno desfile em conjunto, exibição de um tema popular da região e finalmente o concerto que será dirigido pelos maestros das duas bandas com a intervenção de solistas e do cantor Telmo Cavaleiro. 
Em maio, no dia 19, será o encerramento deste evento com a junção do Coral das Pequenas Vozes da Figueira que se aliaram ao convite, do cantor/artista português José Cid e do Maestro Victorino de Almeida, que dirigirá uma peça que foi escrita para esse evento e que procura retratar fielmente o ‘ensamble’ de sopros, percussão, vozes e a organização. 
Também nesse concerto irão ser executados e estreados, na parte coral sinfónica, 75% de novos temas portugueses exclusivamente preparados para esse espetáculo musical e performativo. 
A Câmara Municipal da Figueira da Foz e as Juntas de Freguesia de Alhadas e Santana apadrinham este “Unidos p’la Música”, que levará aos palcos cerca de 120 músicos, 100 coralistas, solistas, o cantor Telmo Cavaleiro, o Maestro Victorino de Almeida e o nosso artista/cantor José Cid. 
(Enviado via e-mail por Francisco M. Relva Pereira)

Sem comentários: