terça-feira, 2 de abril de 2013

Dá a Mão à Floresta nas Abadias


--------------------------------------
Já hoje, dia 3 de abril, recebemos o seguinte esclarecimento, assinado pelo presidente da Junta de Freguesia de S. Julião da Figueira da Foz, Fernando Góis Moço: 
"A imprensa local e regional tem vindo a noticiar o evento em epígrafe, a realizar amanhã, no Parque das Abadias, com algumas imprecisões, devidas com certeza a deficiente informação que lhes terá sido fornecida, pelo que vimos pelo presente prestar os seguintes esclarecimentos: 
1º O lançamento da iniciativa é da responsabilidade da Junta de Freguesia de S. Julião da Figueira da Foz, pelo 4º ano consecutivo, que a organiza, coordena com os vários parceiros e com todas as Escolas do 1º Ciclo do Ensino Básico e do Ensino Pré-escolar, da Freguesia, fazendo com que o evento movimente cerca de mil crianças. A Junta oferece também algumas árvores, os tutores e os sistemas de amarração. 
2º Pedimos apoio ao Grupo Soporcel/Portucel que ofereceu 45 árvores para plantar no Parque das Abadias, 2 plantas por turma e a realização de jogos por uma empresa pelo mesmo contratada. Esta participação o Grupo Portucel/Soporcel insere-a numa campanha que está a desenvolver num âmbito mais vasto a que deu o nome “Dar a mão à floresta”. 
3º A empresa Águas da Figueira S.A. também é parceira, a nosso pedido, colaborando com brindes para ofertar às crianças. 
4º A Câmara Municipal da Figueira da Foz, participa estabelecendo os Serviços Técnicos competentes o “lay out” da plantação, fornecendo também algumas árvores e a mão de obra e maquinaria necessária para as plantar. Disponibiliza ainda as instalações do CAE para projecção de vídeos para as crianças. 
Como se depreende da leitura dos esclarecimentos supra a iniciativa resulta duma parceria entre os parceiros referidos e não apenas da participação do Grupo Soporcel e da CMFF como tem sido veiculado nas noticias acerca do assunto publicadas, pelo que solicitamos se dignem fazer as correcções a essas notícias que houverem por bem. 
Só agora comemoramos estas efemérides (Dia da Árvore/Dia da Água), por dificuldades de calendário, pois as datas próprias para a comemoração coincidiram com as férias escolares, sendo que no próprio dia desenvolvemos uma acção simbólica com a colaboração da CMFF, no Bairro da Bela Vista, Largo da Amizade, plantando 6 figueiras para substituição de árvores danificadas pelo temporal de Janeiro. 
Aproveitamos a oportunidade para convidar Vª. Exª para assistir ao evento, informando ainda que os representantes dos parceiros (Presidente da CMFF, Director Fabril da Portucel/Soporcel e Diretor Geral das Águas da Figueira) estarão presentes no Parque das Abadias às 10H30 de amanhã"

Sem comentários: