quarta-feira, 24 de abril de 2013

Projeto Comenius - Traditional Children's Games na Turquia

Os professores Áurea Fernandes, José Castanho e Isabel Santos da escola dr. João de Barros participaram no Projeto Comenius que decorreu entre os dias 15 e 20 de abril em Konya na Turquia. Este foi o 7º encontro de docentes dos vários países envolvidos numa parceria multilateral do Projeto Comenius, cujo tema é Traditional Children's Games, no âmbito do Programa de Aprendizagem ao Longo da Vida, financiado pela Agência Nacional PROALV, foi mais um sucesso, tanto no que concerne às reuniões de trabalho como às diferentes atividades de descoberta da cidade e da região. 
Para além das reuniões, da troca de materiais elaborados, e do balanço de atividades, programou-se o próximo e último encontro a ter lugar na Lituânia. Na parte pedagógica os próprios professores assistiram a aulas de diferentes níveis de aprendizagem, trocando culturas e interações. 
Os docentes envolvidos tiveram a oportunidade de conhecer uma nova cultura, com os seus costumes, música tradicional e ainda os jogos tradicionais deste país apresentados pelos alunos da escola “Akif Pasa Primary School”, organizadora deste encontro. 
Visitaram a região histórica e turística da Capadócia e o museu Mevlana em Konya onde se localiza o mausoléu de Jalal ad-Din Muhammad Rumi, também conhecido como Mevlanda ou Rumi, tendo convivido de perto com a cultura turca e alargado os seus horizontes de conhecimento.

Sem comentários: