terça-feira, 28 de maio de 2013

Dia Mundial da Criança assinala-se na esplanada e na biblioteca

Esta comemoração nasceu em 1950 após a 2.ª Guerra Mundial como forma de proporcionar ás crianças condições que estas não tinham, bem como defender os seus direitos que, em muitos casos, ainda hoje não são cumpridos. 
Com a criação deste dia foram reconhecidos às crianças, independentemente da raça, cor, sexo, religião e origem nacional ou social o direito ao afeto, amor, compreensão, alimentação adequada, cuidados médicos, educação gratuita, proteção contra todas as formas de exploração e a crescer num clima de paz e fraternidade universais. 
Assim, este Dia Mundial da Criança comemora-se na Figueira da Foz no dia 1 de junho, sábado, na esplanada Silva Guimarães, e irá proporcionar a todas as crianças momentos de alegria, diversão e muita animação. A partir das 10h e durante todo o dia será possível participar em gincanas de bicicleta com a criação de um mini circuito para o efeito. Haverá também espaço para demonstração de Kayaks e bodybord, provas de orientação, pintura ao vivo, pinturas faciais e modelagem de balões.
Esta iniciativa gratuita conta com o apoio da Santiago Bikes, da Associação Bodybord Foz do Mondego, Figueira Kayak Club, Magenta, Gatões BTT, Ginásio Clube Figueirense, Intep e Junta Freguesia de S. Julião que, em cooperação com a ACIFF, proporcionarão aos mais pequenos um dia diferente ao ar livre e vivido por todas as crianças. 
------------------------------------------------------------------
Por sua vez, e na biblioteca a partir das 15h00, em colaboração com o Tubo d’Ensaio d’Artes, haverá música, pintura, leitura encenada de histórias, poesia e ateliers criativos à disposição de crianças e famílias, para partilhar numa tarde divertida e muito animada.
A partir das 15h00 esperamos por todos na Biblioteca. A entrada é livre. 
Também na biblioteca mas já no dia 4 de junho, 3ª feira, continuam as atividades, agora para a comunidade escolar e com a colaboração de alunas e professores do Curso Técnico de Apoio à Infância do Intep da Figueira da Foz. Pelas 10h30 e 14h30, haverá sessões de contos, ateliers de balões criativos e pintura facial. A participação de grupos está sujeita a marcação prévia junto dos serviços da biblioteca.

Sem comentários: