terça-feira, 7 de maio de 2013

Maio é Museu - "Um dia com os media”

No âmbito das comemorações do 119º Aniversário do Museu Municipal Santos Rocha e da iniciativa de carácter nacional “Sete dias com os media – 3 a 9 de maio”, realizou-se uma conversa informal sobre o papel da televisão na cidadania, com o jornalista da TVI Víctor Pinto e o repórter de imagem e realizador figueirense Jorge Pelicano, moderada pelo Vereador da cultura António Tavares. Durante duas horas foi possível a uma assistência bastante participativa colocar questões que permitiram aos convidados, através das suas experiências e também pela partilha das suas opiniões e convicções, explicarem o modo como se faz televisão em Portugal. 
Foram abordados temas da actualidade, nomeadamente a função formativa e de informação da televisão, a “moda” dos comentadores, o monopólio dos meios de comunicação e a adaptação da televisão às novas tecnologias da informação, entre outros. 
“O país real é bem melhor do que o que aparece na televisão. Portugal não é só a crise, tem coisas muito boas, e cada vez mais”, afirmou Jorge Pelicano para explicar que normalmente as noticias que ficam na memória são as consideradas más. 
Já Vítor Pinto defende que “as televisões são pressionadas a estar em cima do acontecimento, com prejuízo, muitas vezes, para a qualidade do produto informativo oferecido ao telespectador”. O figueirense Jorge Pelicano, cineasta premiado - que está actualmente envolvido em quatro documentários, dois dos quais dedicados a José Afonso e a Álvaro Cunhal – concluiu: “-Trabalhar na área da comunicação social é apaixonante. É possível conhecer pessoas, estar em locais e testemunhar acontecimentos que, de outra forma, seria impossível”.

Sem comentários: