terça-feira, 28 de maio de 2013

Projeto Comenius – Professoras da João de Barros na Lituânia

Durante 5 dias, de 19 a 23 de maio, decorreu em Siauliai, na Lituânia, o 8º e último encontro de docentes dos vários países envolvidos numa parceria multilateral do Projeto Comenius, cujo tema é Traditional Children's Games, no âmbito do Programa de Aprendizagem ao Longo da Vida, financiado pela Agência Nacional PROALV. Neste projeto participaram, para além de Portugal, mais sete países: Itália, Lituânia, Liechtenstein, Grécia, Roménia, Irlanda e Turquia. 
Este foi, mais uma vez, um encontro bem sucedido tanto no que se refere às reuniões de trabalho como às atividades programadas no sentido de dar a conhecer a cidade e a região. 
Os alunos da escola “Siauliai Rékyva Progymnasium”, organizadora deste encontro, deram a conhecer a sua cultura através dos seus costumes, música tradicional e jogos tradicionais, e a experiência incluiu ainda uma visita ao lugar de culto “The Hill of Crosses”, às cidades de Vilnius e Nida, esta última situada na costa do mar Báltico, e ao castelo de Trakai, locais de referência da história e cultura lituanas. 
De referir ainda, que ao longo de todo o projeto, professores e alunos tiveram oportunidade de conviver de perto com culturas tão diversificadas. Não menos importante foi conhecer o modo de funcionamento das escolas e os sistemas educativos de diferentes países da Europa.

Sem comentários: