quinta-feira, 9 de maio de 2013

QR CODE – Novidade na agenda de animação cultural de maio

A Divisão de Cultura informa que a Agenda de Animação Cultural de maio, da Biblioteca Municipal Pedro Fernandes Tomás, apresenta uma novidade - um QR Code, o qual irá permitir o acesso à Agenda Cultural do município, disponível no site da autarquia. 
Para os que não estão familiarizados com a terminologia é simples, um QR Code é um código de barras bidimensional que permite interligar objetos do mundo real com informação e serviços disponibilizados na internet (na World Wide Web).
Um QR Code pode ser lido por um grande número de modelos de telemóveis equipados com câmara fotográfica, desde que possuam um pequeno programa de leitura de QR Codes. O programa permite que os utilizadores possam tirar uma fotografia ao QR Code, ou mesmo apontar a câmara para ele, e obter desta forma um endereço web de acesso a informação e serviços indexados pelo código. 
Os programas para usar os QR Code já vêm instalados em alguns dos atuais telemóveis, no entanto existem algumas aplicações que se encontram disponíveis gratuitamente e podem ser instaladas para o efeito: o leitor Kaywa, i-nigma ou mesmo o iMatrix caso tenha um iphone.

Sem comentários: