terça-feira, 11 de junho de 2013

Ano do Brasil em Portugal - Na Figueira as celebrações continuam!


O Ano do Brasil em Portugal, cujas celebrações oficiais encerraram ontem no país, foi um evento cujo objetivo principal foi divulgar manifestações artísticas e culturais, intensificar o intercâmbio científico e tecnológico, e estreitar as relações económicas entre o Brasil e Portugal. 
A Divisão de Cultura da Figueira da Foz, ao longo deste ano realizou algumas iniciativas, umas integradas no cartaz oficial das comemorações, outras à margem do mesmo, contudo todas com o mesmo intuito, promover e divulgar a cultura brasileira. 
Assim, até agora a Divisão de Cultura promoveu a apresentação de um livro da autoria do escritor Juva Batella, dois espetáculos de dança pela Companhia Deborah Colker e uma exposição de fotografia do premiado fotojornalista Tadeu Vilani que, pela sua qualidade, irá voltar a estar patente ao público, desta feita no hall de entrada do edifício do Museu e Biblioteca. 
Nas próximas semanas os figueirenses e todos os visitantes terão ainda a oportunidade de poder visitar até 31 de julho na Biblioteca Municipal a mostra documental “Cartas e Letras d´além Mar, promovida pelo Arquivo Histórico Municipal e que destaca o acervo de Joaquim Montezuma de Carvalho, nomeadamente no tocante à correspondência trocada com personalidades do panorama literário, político e docente do Brasil. 
Dia 29 de junho poderão participar num Workshop de iniciação à Capoeira promovido em parceria com a “Oficina de Ideias – Associação para o Desporto, Ambiente e Cultura da Pampilhosa e o Professor Gesso, professor oficial do Grupo Muzenza de Capoeira (Brasil). Este workshop irá decorrer pelas 17h00, no museu e as inscrições já se encontram abertas e limitadas a 30 pessoas (+ 10 anos). 
Em julho, no fim de semana de 12, 13 e 14, a cidade irá ser palco do VIII encontro Ibero-Brasileiro de Capoeira que contará com a participação de mais de 100 praticantes da modalidade, de entre os quais se destaca a Bicampeã Mundial pertencente ao Grupo Muzenza de Capoeira. No âmbito deste encontro irão ser promovidas, em diversos locais da cidade, inúmeras iniciativas, nomeadamente workshops, palestras, rodas de capoeira e o batizado e troca de graduações dos atletas, que se realizará dia 14, à tarde, no Auditório Municipal.

Sem comentários: