sábado, 15 de junho de 2013

António Lapão: Conceituado agente da Divisão da PSP da Figueira da Foz passou à reforma

António Graça Lapão nasceu em Sanfins, Maiorca, em dezembro de 1957, tendo ingressado na Policia de Segurança Pública em 1984, ano em que começou também a residir na Figueira da Foz. Tinha então 27 anos, exercendo antes a profissão de bate-chapas, encarregado da Ideal Figueirense e funcionário dos Transportes Gameiro. 
Na vida particular foi um amante do desporto, tendo praticado futebol de 11 em Maiorca, Santana e Montemor, tendo sido campeão distrital de futsal pelo Grão-a-Grâo (atualmente BTT) por 2 vezes.
Alistou-se na PSP em Torres Novas em junho de 1984, e em dezembro do mesmo ano iniciou a atividade na 2ª esquadra na Praça do Comércio em Lisboa, na fiscalização de estabelecimentos da restauração e similares. Em 1986 ingressou no Corpo de Intervenção onde foi agraciado com um louvor pelo CMDT/CI. Em 1 de agosto de 1988 foi para Coimbra e, nesse mesmo dia, colocado na secção (atualmente é ‘Divisão’) da Figueira da Foz. 
Na Divisão da Figueira da Foz desempenhou vários cargos, com destaque para dois: 7 anos na Esquadra de Investigação Criminal, e 18 no gabinete de apoio aos vários comandantes de Divisão que passaram pela cidade , 6 no total. Tinha também à sua responsabilidade toda a logística da Divisão. Durante este capítulo da sua vida profissional sempre dignificou a imagem da Polícia de Segurança Pública, encetando um diálogo constante e permanente com as forças vivas da cidade, desde presidentes de câmara, juízes, magistrados, empresários e sociedade em geral, merecendo o respeito e reconhecimento dos muitos e muitos amigos que foi granjeando. No meio de tudo isto ainda arranjou tempo e vontade para ir tirando vários cursos, para além dos cursos de formação interna, como por exemplo Curso de Formação Inicial de Formadores e Curso de Formação de Adultos. 
Também foi docente formador, na área de direito, na EPP, nos 4º, 5º, e 7º CFAs, em Torres Novas, colaborando assim para a formação dos agentes desta corporação. 
E em 2005 completou o Curso de Direito. 
Passou à situação de reforma a partir do dia 1 deste mês de junho. 
Em conversa com António Lapão, referiu-nos ter saído com o confortável sentimento do dever cumprido, reconhecido através dos inúmeros manifestos que lhe chegou, para além dos vários louvores, 7 no total, assim como as sempre positivas apreciações de Avaliação de Desempenho. E sublinhou que vai continuar com atividades noutras áreas do seu vasto conhecimento. Porque ficar parado nunca foi com ele!...

Sem comentários: