quinta-feira, 6 de junho de 2013

Homologação de duas rotas da Rede de Percursos Pedestres de Lavos e Maiorca

No passado dia 9 de maio a Federação de Campismo e Montanhismo de Portugal, através da sua secção de Pedestrianismo, procedeu à homologação de duas rotas da Rede de Percursos do Concelho da Figueira da Foz: Rota das Salinas (Lavos) e Rota dos Arrozais (Maiorca). 
A respetiva certificação reconhece estes dois percursos pedestres como sendo uma infra-estrutura desportiva com determinados padrões de qualidade definidos no artigo 38º do regulamento de homologação. 
Rota das Salinas e Rota dos Arrozais são dois trilhos temáticos e interpretativos, com dificuldade reduzida, cuja componente principal é a vertente natural dos caminhos. 
A Rota das Salinas tem cerca de 4,5km e apresenta-se como sendo um percurso maioritariamente ambiental, ainda que esteja presente o reticulado das salinas, obra e engenho de antigos marnotos de Lavos. 
A Rota dos Arrozais é um percurso com cerca de 13,75km que percorre muitos campos de arroz do Baixo Mondego. Para além da componente natural, o percurso oferece caminhos de história ligados a povos como os fenícios, romanos e árabes que povoaram a localidade de Maiorca, deixando marcas bem visíveis na sua arquitetura.

Sem comentários: