sábado, 3 de agosto de 2013

“Padre Manuel da Silva: O Homem e o Sacerdote”

O livro, mais um da autoria do conceituado dr. Carlos Eurico Ferreira da Silva, natural do Paião, vai ter vários lançamentos nos próximos dois meses, a saber:
- Dia 15 de agosto, 16h30, no recinto da Feira Anual em Seiça, Paião. Na altura, será imposta ao Senhor Padre Manuel da Silva a Medalha de Mérito Social em Prata Dourada com a presença do Presidente da Câmara da Figueira da Foz, Presidente da Junta de Freguesia do Paião e de alguns vereadores;
- Dia 17 de agosto, pelas1900, na sede da Misericórdia do Louriçal. O evento terá apoio da Junta de Freguesia do Louriçal e insere-se nas Festas de Nossa Senhora da Boa Morte. A Câmara de Pombal foi convidada. A apresentação ficará a cargo da professora Lina Moreira.- Dia 01 de setembro, pelas19 horas, em Quiaios, em local a designar. O evento terá apoio da Junta de Freguesia de Quiaios. Conta-se com a presença de entidades autárquicas. A apresentação estará a cargo do professor Doutor José Cardoso Bernardes;
- Dia 7 de Setembro, pelas 19h00, na sede da Sociedade Filarmónica Paionense. Com o apoio da Junta de Freguesia do Paião, editora do livro. Presença de entidades autárquicas a nível local e concelhio. A apresentação a cargo do dr. Paulo Jorge Matias;
- Figueira da Foz - Dia 19 de outubro na Figueira da Foz no Auditório Municipal às 18h00. O evento terá apoio da Câmara Municipal. Apresentação a cargo do dr. João Ataíde.
Estão ainda em análise hipóteses de lançamento ou sessão de autógrafos em Brenha, Borda do Campo e noutros locais.
--------------------------------------------------
Extratos do livro:
"A descrição do perfil do Padre Manuel da Silva implica uma análise ao seu modo de interagir no quadro do suporte bíblico e canónico que lhe confere a legitimidade sacerdotal.
Dotado de um agudo conhecimento dos problemas humanos e das circunstâncias em que os fenómenos pessoais e familiares se desenrolam, o sacerdote entende que o cristianismo não pode ser mais uma religião no sentido tradicional e antigo, mas um modo de nobilitar a vida. Deus é essencialmente amor, generosidade e misericórdia."
.........................................................
"Quando se tentam descortinar as causas do êxito pessoal e sacerdotal de Manuel da Silva, no fim de muito pesquisar e perguntar, acabamos normalmente frustrados ao procurar nele, sem sucesso, fórmulas teológicas muito complicadas, argumentos filosóficos rebuscados. A nosso ver, o êxito da carreira sacerdotal do Padre Manuel da Silva assenta essencialmente na sua maneira simples, humanizada, de se apresentar no seio da comunidade. Recordemos que Louis Evely que, um dia, interpelado sobre a forma mais adequada para o Padre se inserir na comunidade, respondeu de forma simples:
- Apresenta-te como um pecador.
A nosso ver, mostra-se um homem como os demais, sujeitos às mesmas incidências.
Ele relaciona-se com os que não vão à Igreja, e do mesmo modo com os que lá não vão, ou lá não entram. Tem capacidade para compreender a maneira, ou as maneiras, de pensar e reagir, racional e emotivamente, dos outros - aqueles que, na aparência não estarão com ele. Ele está com todos porque tem perfeita noção da diversidade de comportamentos das pessoas que o rodeiam."

Sem comentários: