sexta-feira, 8 de novembro de 2013

Histórias e jogo de descoberta no Museu Municipal

O Museu Municipal Santos Rocha realizou no dia 6 de novembro uma sessão da atividade “Era uma vez uma história”. 
Alunos da sala dos 5 anos e do 1º ano do 1º CEB do 1º Jardim Escola João de Deus tiveram a oportunidade de ouvir a história “O Medo o que é?“ de José Jorge Letria e de ficar a saber de que cor é o medo, como nasce, que rostos pode ter, se só gosta de viver em casas assombradas, ou também pode morar nas outras. Depois, de forma descontraída transpuseram para o papel a sua perceção do medo.
No dia 7 de novembro, crianças do ATL da Caritas Diocesana de Coimbra, instalado na Escola EB2/3 Dr. João de Barros (de manhã) e os alunos do 4º ano do 1º Jardim Escola João de Deus (à tarde), vieram conhecer a (s) outra (as) face (s) de um dos maiores génios da humanidade, Leonardo Da Vinci. 
Num jogo de verdadeira descoberta, concebido pela Professora Clementina Pina, as crianças ficaram a saber que, para além de homem à frente do seu tempo, do seu inigualável talento artístico e de sua capacidade inventiva, Leonardo da Vinci tinha um lado pouco conhecido, mas igualmente interessante e curioso, ligado à cozinha. Da Vinci trabalhou como cozinheiro em alguns restaurantes de Florença, foi sócio de uma cantina com Sandro Botticelli e também mestre de banquetes na corte de Ludovico Sforza, em Milão. Foi inventor de vários acessórios de cozinha, como o célebre "Leonardo" para esmagar alho, as tampas de panela… Estabeleceu também algumas das regras de etiqueta, ainda em uso, como é o caso do uso do guardanapo.

Sem comentários: