quarta-feira, 6 de novembro de 2013

Trench – Jogo português já se encontra disponível ao público

Na sequência do evento Trench- Play With Art que se realizou nos dia 25 de outubro no Museu Municipal Santos Rocha e no Centro de Artes e Espectáculos e no dia 26 de outubro no Centro Comercial Foz Plaza, e que teve como principal objetivo a apresentação ao público figueirense do mais recente jogo de tabuleiro 100% português, o TRENCH,  Rui Alípio Monteiro, o criador, ofereceu um exemplar do mesmo à Biblioteca Municipal Pedro Fernandes, ao Museu Municipal Santos Rocha e a cada um dos Agrupamentos de Escolas do Concelho, com o intuito de despertar a curiosidade e incentivar a prática deste jogo “de pura elegância que se inspira nas trincheiras da primeira guerra mundial!”, e que é “um desafio de profunda inteligência”. (Valter Hugo Mãe),
O jogo foi muito apreciado pelos cerca de 50 alunos da Escola EB2/3 Pintor Mário Augusto, do Agrupamento de Escolas Figueira Norte, que participaram na apresentação realizada por Rui Alípio, na manhã do dia 25 de outubro, no Museu Municipal.
O TRENCH já se encontra disponível ao público (+10anos) na Biblioteca Municipal, pelo que os figueirenses ficam desde já convidados a virem experimentá-lo, podendo depois vir a adquiri-lo na Papelaria Trevo, no Centro Comercial Foz Plaza. Como já foi dito, inspira nas trincheiras da primeira guerra mundial, e a escolha do binómio preto e branco é uma referência à técnica da camuflagem e dissimulação desenvolvida na guerra das trincheiras, bem como uma singela homenagem à Calçada Portuguesa.
As peças são figuras geométricas, no mais puro estilo do cubismo, de uma beleza artística e estética ímpar, que representam dois exércitos, de 16 elementos cada. Toda esta composição visa simbolizar um clássico confronto de militares no campo de batalha, desde o soldado raso até ao general no topo da pirâmide do poder e o conjunto de regras básicas, práticas e distintas, tornam este jogo de abstracção num momento único e inolvidável.”

Sem comentários: