sábado, 14 de dezembro de 2013

Hospital da Figueira da foz tem agora disponíveis 9 espaços de leitura!

O projeto “A Biblioteca sempre perto de si” foi apresentado no passado fim de semana nas instalações do Hospital Distrital da Figueira da Foz pelo Vereador dos Pelouros da Saúde e da Cultura dr. António Tavares, e pelo Presidente do Conselho de Administração do HDFF, dr. Pedro Beja Afonso. 
Pedro Beja Afonso referiu-se ao projeto como sendo “um projeto muito feliz”, uma combinação perfeita entre a Autarquia e o Hospital, que torna o torna o Hospital num “sítio menos doloroso”, até porque “saúde não é só medicina”
 Por seu lado o Vereador António Tavares agradeceu o acolhimento do Hospital e da Liga dos Amigos do Hospital a um projeto que “nos parece que será vantajoso para o utente”, pois irá ter à mão “um elemento de entretenimento produtivo”, um livro. 
Este projeto de parceria conta, desde o primeiro momento, com a colaboração da Liga dos Amigos do Hospital e da Fundação Calouste Gulbenkian, a qual ofereceu parte do espólio bibliográfico. 
O hospital fica assim dotado de nove espaços de leitura (Serviço de Internamento: Ortopedia - sala de espera /refeitório; Cirurgia Geral - sala de espera /refeitório; Cirurgia de Ambulatório- sala de espera; Consulta de Pediatria – sala de espera; Consulta de medicina e diabetes – sala de espera/refeitório; Hospital de Dia (estante para CD´s também), Consulta Externa - sala de espera; Serviço de Urgência geral- sala de espera e Serviço de urgência Pediátrica – sala de espera, onde é disponibilizado um significativo espólio bibliográfico, cerca de 500 livros de temática variada, direcionado a público de diversas faixas etárias. 
Os livros irão ficar, quer para utentes hospitalizados, quer para visitas, disponíveis em sistema de livre acesso e serão regularmente repostos pelos serviços da Biblioteca Pública Municipal. 
De futuro a colaboração irá também passar pela realização pontual, por colaboradoras do Serviço Educativo da Divisão de Cultura, de sessões da “Hora do Conto”, na Consulta de Pediatria e no Serviço de Urgência Pediátrica.

Sem comentários: