terça-feira, 21 de janeiro de 2014

De como as chaves numa parede deram origem a um livro de contos: “A Magia das Chaves”!

A Antologia de Contos “A Magia das Chaves” vai ser apresentado no próximo sábado, dia 25 de janeiro, às 16h30, numa sala do Casino Figueira. É interessante de como tudo começou. 
Eis o livro “A Magia das Chaves” explicado pela autora Maria Isabel Loureiro: “Este projeto, "A Magia das Chaves", surgiu de uma forma “mágica”! Tenho, na casa de férias que está na família há três gerações, em Quiaios, vila próxima da Figueira da Foz, uma parede onde fui afixando todas as chaves antigas que fui recolhendo, por oferta de amigos ou adquiridas em antiquários. 
Um dia, ao olhar para aquela parede, interroguei-me: o que me motivou para a recolha destas chaves?
A resposta veio de seguida: foi o facto de cada uma encerrar uma história. Que magia teria cada chave para contar? O que poderia ter-se passado dentro da porta a que cada uma pertencia?...
Comecei, então, a criar um conto o primeiro escrito para a magia! Lembrei-me de que seria interessante que outras pessoas imaginassem também uma história com uma chave. Surgiu, assim, o convite, através de uma página criada no Facebook, “Desafio ao Conto”. Convidei a minha amiga da Figueira da Foz, Alice Mano-Carbonnier, para me ajudar no empreendimento. Escrevemos e divulgámos um regulamento. Juntámos a nós o amigo José Carlos Pereira. 
Era fundamental que todos os autores dos contos publicados aceitassem que os seus direitos de autor revertessem a favor da “ACREDITAR –Associação de Pais e Amigos de Crianças com cancro”. 
A adesão foi surpreendente! Mais de 100 pessoas responderam com um ‘gosto’ e partilharam a ideia. Entre estas, 42 abriram a porta à sua imaginação. Alguns fizeram-no pela primeira vez; outros eram já escritores experientes e consagrados. Creio que a vontade de ajudar crianças, neste caso as da ACREDITAR, reforçou a motivação dos diversos autores. 32 de Portugal e 10 do Brasil apostaram nesta magia. 
No início, pensámos selecionar os melhores contos. Porém, um problema imperou de imediato: todos tinham qualidade! Decidimos, então, oferecer aos leitores a possibilidade de os ler todos. Duas das autoras, a Luz Curvo Semedo e a Cristina Silveira, revisoras experientes, abraçaram o trabalho de revisão dos textos. 
As chaves, que dormiam na minha parede há tantos anos, finalmente despertaram. A parede foi fotografada, graciosamente, e é agora capa desta obra literária.” (M.I.L.) 
………………………… 
Os 42 “chaveiros” do livro: Adriana Teixeira Gomes, Albertina Fernandes, Alexandre Acampora, Alexandre Sandrieu, Alice Mano‑Carbonnier, André Lamas Leite, António MR Martins, Beatriz Pacheco Pereira, Bruno Resende Ramos, Cristina Correia, Cristina Malhão‑Pereira, Cristina Silveira de Carvalho, Dalila Moura Baião, Egídio Trambaiolli, Elvira Cristina Silva, Filipa Vera Jardim, Helena Osório, Isabel Rodrigues, Joaquim Sarmento, José Alberto Sá, José Carlos Pereira, Joubert Amaral, Libânia Madureira, Lucas Figueiredo Silveira, Luís Ferreira, Luisa Garbazza, Luz Curvo Semedo Dias, Maria do Ceu Neves, Maria Isabel de Mendonça Soares , Maria Isabel Loureiro, Maria João Goncalves, Maria João Saraiva de Menezes, Maria Mamede, Nilce Coutinho Guerra, Paula Teixeira de Queiroz, Paulo Jorge Almeida, Pedro Jardim, Rosa Alice Branco, Sofia Ribeiro Fernandes, Teresa Almeida, Thais Amado e Wilson Carvalho Costa.

Sem comentários: