sexta-feira, 3 de janeiro de 2014

Doações ao Museu Municipal Santos Rocha em 2013

A Divisão de Cultura do Município da Figueira da Foz informou que ao longo do ano 2013, o Museu Municipal Santos Rocha viu o seu acervo aumentar com um número considerável de doações.
Numa altura em que a Compra é uma modalidade cada vez menos frequente para o enriquecimento das coleções museológicas, o museu não parou de aumentar o seu acervo, essencialmente através de diversas doações de particulares. Deram entrada, pela modalidade doação, 31 peças individuais, de diversas áreas e tipologias, e um conjunto de 23 peças de cerâmica de construção.
A integração de bens no acervo do Museu está, naturalmente, dependente das suas áreas de estudo e vocação que, cada vez mais, se abre para além das coleções e se debruça sobre o território.
No que diz respeito às coleções e política de incorporação de bens culturais, é de salientar que o fundador do museu, António dos Santos Rocha, evidenciava já no Regulamento de 1902, que “O Museu Municipal da Figueira da Foz é archeológico e ethnográfico. Podem todavia cultivar-se accessoriamente neste estabelecimento outros ramos de estudo, quando se colligirem materiaes apropriados e haja pessoa habilitada para dirigir os trabalhos, segundo os methodos scientificos ou artísticos”.
Na realidade, e seguindo este pressuposto, o museu alargou o seu acervo a outros ramos do saber, especialmente a partir da década de 40 do século XX e hoje contempla as seguintes Coleções: Arqueologia; Material de guerra e armamento; Cerâmica, vidro e metais; Traje, tecidos e adornos pessoais; Etnografia; Pintura, desenho e gravura; escultura; Numismática; Medalhística; Alçados, plantas e mapas; Pesos, medidas e objetos de medição; Brinquedos; Ciência e técnica; Fotografia, negativo e diapositivo; Mobiliário e História natural.
Está em ponderação a abertura de duas novas coleções: Troféus e condecorações; Bens documentais, bem como um “banco de recolha” para a Azulejaria e cerâmica de construção referente ao concelho da Figueira da Foz.
Para além das doações, poderá o museu municipal engrandecer as suas coleções com bens culturais resultantes de achados, legado, depósitos, herança, recolha, transferência, permuta, afetação permanente, preferência, dação em pagamento, ou compra, sendo os três primeiros as modalidades mais frequentes na história atual deste museu.

Sem comentários: