quarta-feira, 19 de março de 2014

Finais do Concurso Concelhio de Leitura decorreram no CAE

1.º Ciclo do Ensino Básico: 
A final concelhia do 1ª Ciclo do Ensino Básico da segunda edição do Concurso Concelhio de Leitura decorreu no dia 12 de março à tarde no Centro de Artes e Espectáculos da Figueira da Foz. A apresentação e animação da sessão contou com a colaboração das jornalistas Andreia Gouveia e Raquel Vieira, tendo estado também presentes as editoras figueirenses Bruáa e Glowbooks. 
O Júri, constituído por: Margarida Perrolas; Fátima Costa; Isabel Sousa; Luisete Baptista e Ana Isabel Bertão atribuiu, após a realização de uma prova escrita e de uma prova de leitura expressiva, os três primeiros lugares a Tomás Filipe Raimundo Marques (EB1 Marinha das Ondas), Rodrigo de Oliveira Matos (EB1 Abadias) e Raquel Neves Alberto (EB1 Paião). 
Os vencedores foram premiados pela autarquia com kits pedagógicos ‘Ler põe-te no topo do mundo”, pela Rede de Bibliotecas Escolares um conjunto diversificado de brindes e pelos artistas plásticos figueirenses João Ricardo Pinho da Cruz, José Cardoso Marques e Luisete Baptista, com uma ilustração original. 
 Esta final contou com o apoio, para o lanche oferecido a mais de uma centena de alunos participantes (concorrentes e acompanhantes), dos concessionários do Mercado Municipal Engº Silva e da pastelaria Santa Maria.
………………….. 
2.º Ciclo do Ensino Básico: 
Maria Miguel Rocha, aluna do 5º. ano da EB2/3 Dr. João de Barros, Beatriz Duarte, do 6.º ano da EB2/3 Dr. Pedrosa Veríssimo e Bruno Melo, do 6.º ano da EB2/3 Dr. João de Barros, foram os vencedores da final do 2.º Ciclo do Ensino Básico da segunda edição do Concurso Concelhio de Leitura da Figueira da Foz, apurados na final que decorreu na tarde da passada sexta feira, 14 de março, no Centro de Artes e Espectáculos. 
Os prémios atribuídos aos vencedores contaram com a cortesia dos artistas plásticos figueirenses Ana Biscaia, Fernando Saraiva e João Ricardo Pinho da Cruz, bem como com a oferta de quadros e kits pedagógicos ‘Ler põe-te no topo do mundo...’ oferta do Município da Figueira da Foz, e diversos brindes oferta da Rede de Bibliotecas Escolares. 
Participaram ainda da prova oral final os alunos concorrentes Diogo Campizes (6.º ano, EB2/3 Dr. Pedrosa Veríssimo), Joana Oliveira (5.º ano, EB2/3 Dr. João de Barros) e Mónica Gomes (5.º ano, EB2/3 Dr. João de Barros). 
Realizaram a prova escrita de avaliação, perante o júri desta final, constituído por Margarida Perrolas, Graça Barão, Isabel Sousa, Júlia Seiça e Luisete Baptista, alunos do Colégio de Quiaios, da EB2/3 Dr. João de Barros, EB2/3 Dr. Pedrosa Veríssimo e EB2/3 Pintor Mário Augusto. 
As obras selecionadas para leitura nesta fase do concurso foram ‘A bicicleta que tinha bigodes’, de Ondjaki (Edições Caminho), e ‘O rapaz da bicicleta azul’, de Álvaro Magalhães (Campo das Letras).

Sem comentários: