domingo, 4 de maio de 2014

AEZUFF representada na Final Regional do concurso de ideias INOVA

O AEZUFF esteve representado na final regional do concurso de ideias INOVA 2013/2014 com dois dos quatro projetos a que se candidatou. 
Na categoria INOVA Social foi apresentado o projeto "Ajuda ao Peru" desenvolvido por alunos do 2.º ciclo da EB 2, 3 Dr. João de Barros e pela professora Fernanda Paula Pinheiro, que obteve uma Menção Honrosa nesta categoria. Com este projeto pretende-se fomentar valores de solidariedade e contribuir para a possibilidade de melhoria da educação de algumas crianças desfavorecidas do Peru, ao mesmo tempo que proporciona aos nossos alunos a promoção do trabalho em equipa, do seu espirito empreendedor, criativo e inovador, bem como o desenvolvimento de novos paradigmas, novas formas de pensar e agir de forma a obter os melhores resultados na sua cooperação e em ações de solidariedade.
Já foi feita uma primeira entrega de donativos à responsável pela Alianza Solidaria, Jaqueline Alenquer, parceira do projeto. 
Na categoria INOVA Atitude o projeto apresentado "Saquinho sustentável, escola mais agradável" foi desenvolvido pelos alunos do 3.º A da EB Centro Escolar S. Julião /Tavarede e pela professora Paula Simões, que obteve o primeiro lugar nesta categoria. 
Este projeto assenta na redução de guardanapos de papel e sacos de plástico que cada criança transportava todos os dias com o seu lanche para a escola. Para reduzir a utilização destes recursos as crianças criaram um saco e um guardanapo de pano, reutilizáveis e iguais para todos. Esta iniciativa pretende-se que seja alargada a todos os alunos da escola e até a todas as escolas do concelho. Entende-se que é responsabilidade da escola formar cidadãos que reconheçam os problemas ambientais e que tomem ATITUDES para conservar o ambiente do nosso planeta. 
Uma atitude que visa um melhor ambiente, e que é ainda mais pertinente no momento em que a Comissão Europeia aprova nova legislação no sentido de reduzir o uso de sacos de plástico não-reutilizáveis. 
O AEZUFF candidatou-se, ainda, ao prémio INOVA Escola, cuja avaliação será realizada na fase nacional do concurso.

Sem comentários: