sábado, 27 de setembro de 2014

Escola de Artes do CAE e Programa do CRIATIVA 2014

Escola de Artes 
do Centro de Artes e Espectáculos 
da Figueira da Foz
Ano letivo arranca com novas valências artísticas
Música, dança, formação coral, teatro e artes plásticas são as áreas que integram a Escola de Artes do Centro de Artes e Espectáculos da Figueira da Foz (EACAE). O próximo passo, segundo referiu o vereador da Cultura da Câmara Municipal da Figueira da Foz, António Tavares, em conferência de imprensa realizada quinta-feira, 25 de setembro, é a criação da vertente associada às artes da imagem, ou seja, fotografia e cinema.
Constituída em 2010, a EACAE conta hoje com cerca de 150 alunos, distribuídos pelas várias áreas de formação.
Ao nível da música, a EACAE disponibiliza formação musical e instrumento, sendo que esta aprendizagem pode ser iniciada a partir dos quatro anos de idade.
“O rigor e profissionalismo são características importantes da nossa escola. A formação aqui desenvolvida permite, se assim o aluno entender, ingressar em cursos superiores”, explicou a responsável pela área da música, Alexandra Curado.
Criado há três anos, o Coro Pequenas Vozes da Figueira da Foz é outra das valências da área de música da Escola, e que conta com cerca de 90 elementos, de idades compreendidas entre os cinco e os 19 anos. Ainda nesta área, foi, este ano, constituída a Orquestra de Jazz da Figueira da Foz, dirigida pelo maestro Adriano Franco.
Para além do ensino da música, a EACAE dispõe de formação na área da dança. As classes de formação de ballet clássico permitem, explicou a responsável pedagógica Patrícia Gouveia, que cada aluno “possa fazer o exame respeitante à classe em que está inserido, através da Royal Academy”. Este exame, frisou a também professora, é importante para quem pretenda seguir a vertente da dança a nível profissional. 
Ao ballet, junta-se o jazz, a dança contemporânea e o sapateado, valências estas ministradas pelas professoras Maria de Freitas Branco, antiga bailarina da Companhia de Bailado da Gulbenkian, e Viviana Mcglinchey, licenciada pela Escola Superior de Dança.
Uma das novidades para este ano letivo passa pela recém-criada Escola de Teatro, coordenada pelo professor Filipe Faustino, que tem como objetivo a formação teatral para os mais novos e, mais tarde, alargar esta formação a adultos.
«Muito amor às artes»
“O trabalho desenvolvido pela Escola de Artes é uma iniciativa do município, mas deve-se em muito ao amor às artes e à motivação das pessoas envolvidas na Associação Pequenas Vozes da Figueira da Foz”, destacou António Tavares, lembrando que esta Escola não acarreta custos para a autarquia, para além dos logísticos.
“Os formadores estão aqui num espírito de missão e entrega”, referiu, sublinhando que o lema passa por “com muito pouco, fazer muito”.
Exemplo disso mesmo é o “prestígio e trabalho desenvolvido pelo Coro Pequenas Vozes da Figueira da Foz”, um “produto de qualidade” que surge da Escola de Artes.
“Começamos a ter no CAE grupos residentes, saídos da própria Escola”, frisou o vereador da Cultura.
“Hoje, prefiro que saia da Escola de Artes grupos capazes de produzir nas suas áreas, do que contratar companhias exteriores, como já se fez no passado”, disse.
“Acredito que podemos ter uma companhia de dança e de teatro. A Escola vai conseguir produzir esses grupos”, afiançou o vereador.
Questionado sobre a existência de residências artísticas, António Tavares garantiu que estas “vão continuar”, agora no Sítio das Artes. Recorde-se que a Quinta das Olaias era o espaço que anteriormente acolhia estas residências.
Artes ao alcance de todos
A responsabilidade formal, funcional e administrava da EACAE pertence à Associação Pequenas Vozes da Figueira da Foz, uma associação cultural sem fins lucrativos que, por delegação do município através de protocolo, gere atualmente a Escola de Artes.
Reconhecendo as dificuldades económicas que muitas famílias hoje atravessam, a EACAE possibilita a formação na área das artes aos alunos que não tenham condições económicas para o fazer.
“Atualmente, 10 por cento dos nossos alunos não pagam nada”, adiantou Mário Barreira, em representação da EACAE. “Esta Escola tem aqui uma função social muito importante”, disse ainda o responsável.
Neste sentido, António Tavares explicou que “é feita uma gestão das receitas que resultam das atuações do Coro das Pequenas Vozes que permitem cobrir estas despesas”.
Atualmente o apoio da autarquia passa pela cedência de instalações, material técnico, logístico e administrativo.
No entanto, o vereador adiantou que lhe parece razoável que a “Câmara Municipal suporte, a 50 por cento, estas despesas”.
A Escola de Artes do CAE em números:
- 25 alunos na área da dança
- 15 alunos no teatro
- 100 alunos na área da música
- 25 professores na EA
- 90 elementos no Coro Infanto/Juvenil Pequenas Vozes da Figueira da Foz
As inscrições para as várias valências da EACAE encontram-se abertas, e podem ser realizadas através de email – geral@cae.pt ou pequenasvozes.figfoz.cae@gmail.com – ou nas instalações do CAE.
…………………………......................................................................................................…………
CRIATIVA 2014
Três dias dedicados à criatividade
A II edição do CRIATIVA – Encontro de Criadores da Figueira da Foz, a realizar de 3 a 5 de outubro, vai reunir mais de 70 criadores que, para além do gosto pelas artes, partilham uma ligação à Figueira da Foz.
Ao longo de três dias, o Museu Municipal Santos Rocha e o Centro de Artes e Espectáculos da Figueira da Foz vão ser palco de diversas atividades que vão desde exposições, workshops, espetáculos de dança, música, teatro.
Com 78 criadores, repartidos por 12 áreas de atividade, a edição deste ano do CRIATIVA será prolongada durante o mês de outubro, através da realização de exposições e mostras.
Valorizar a inovação e o empreendedorismo, realçar o trabalho dos jovens pensadores criativos figueirenses, enfatizar o espírito inventivo, fomentar nos jovens a capacidade analítica, o espírito crítico, a imaginação, e estimular a capacidade de expressão, são alguns dos objetivos que sustentam a realização deste evento realizado pela primeira vez em 2012.
Programa CRIATIVA 2014
Dia 03 de outubro – 6ª feira
21h00 - Inauguração das 4 exposições Criativa – Museu Municipal Santos Rocha e Centro de Artes e Espectáculos (CAE)
21h30 -" A Evolução da Música e Suas Expressões", pela AAAGP, no CAE
22h00 - Concerto pela Sociedade Instrução e Recreio de Lares - Jardim Interior - CAE 
Dia 04 de outubro - sábado
Centro de Artes e Espectáculos
Workshops de dança
Orientação: Roysel Alfonso
Público em geral (Max 10 pessoas por workshop)
Inscrições: divulgacao.cultura@cm-figfoz.pt
Gratuito
10h00: Workshop: Ballet Clássico
11h30: Workshop: Dança Contemporânea
15h00: Workshop: jazz/musicais
16h30: Workshop: Sevilhanas
18h00: Workshop: Dance/Pop
15h00: Workshop: Bom restauro, mau restauro?
Orientação: Catarina Lebre e Ana Morais
Museu Municipal Santos Rocha | Sala Arte Religiosa
Público em geral (Max 15 pessoas)
Inscrições: divulgacao.cultura@cm-figfoz.pt
Gratuito
18h00- Inauguração do espaço Bonesetting e da exposição “ComPACto”
(Largo Prof. Vitor Guerra)
Grande Auditório - CAE
Público em geral
Entrada Livre
21h00 - Atuação de Cecília Reveles e alunas – Figueira Stage School
Atuação de Viviana Mcglinchey e alunas
Duração:1h15
Público em geral
Entrada Livre
Pequeno Auditório - CAE
22h30 - “ O mais importante de tudo é aprender a estar de acordo”
(a partir de “ Aquele que diz Sim / Aquele que diz Não. “ de Bertolt Brecht)
Adaptação e Encenação: Emanuel Rodrigues
Interpretação: Emanuel Rodrigues
Direção de Atores: André Cruz
Duração: 45 minutos.
Público em geral
Entrada Livre
Dia 05 de outubro – domingo
Jardim Interior - CAE
16h00 – Excertos da peça “Hotel”– pela secção juvenil do Pateo das Galinhas
Pequeno Auditório – CAE
17h00 – Encerramento do Criativa
Entrega de certificados de participação aos criadores
17h45 - Momento Musical pelo Conservatório David de Sousa - Jardim Interior
- Apresentação do "Pastel de Sardinha" por alunos da Escola Profissional da Figueira da Foz

Sem comentários: