segunda-feira, 16 de março de 2015

Franscisco Galope apresenta "O Herói Português da I Guerra Mundial"

A Divisão de Cultura apresentou recentemente o programa de atividades evocativas do centenário da I Guerra Mundial que vai levar a efeito entre 2015 e 2018. 
 A primeira iniciativa prevista para 2015, a apresentação do livro "O Herói Português da I Guerra Mundial", da autoria de Francisco Galope, realizar-se-á dia 09 de abril, dia da Batalha de La Lys (1918), no auditório municipal, com sessões às 10h30 e 14h30, dirigidas a alunos do 3º CEB e secundário. 
A ativididade é gratuita, contudo sujeita a inscrição prévia: (divulgacao.cultura@cm-figfoz.pt) ou (natercia.simoes@cm-figfoz.pt) . 
Francisco Galope nasceu em 1965, em Aljustrel e começou a apaixonar-se pelo jornalismo em 1989. Depois do jornal Correio da Manhã, passou por várias redações, entre as quais a agência Lusa. Atualmente é redator principal na revista Visão, onde trabalha desde 1999, e colabora regularmente na Visão-História. 
Foi nesta publicação que escreveu um artigo sobre a coragem do soldado Milhões durante a Batalha de La Lys (Flandres - Bélgica), originando o livro "O Herói Português da I Guerra Mundial". 
Em "O Herói Português da I Guerra Mundial" o autor interroga-se sobre o que levou este soldado, que partiu de Portugal muito jovem combater na Flandres (Bélgica) como «carne para canhão», arriscar a vida para salvar os seus companheiros, numa guerra que matou milhões de pessoas. Durante anos, o soldado Milhões (numa alusão ao seu valor) será aclamado como um herói nacional e usado pela propaganda dos poderes do seu tempo quando for necessário exaltar as virtudes da nação e da «raça». Francisco Galope conta a história de um homem simples, numa narrativa repleta de pormenores e de dados curiosos, que se lê como se de um romance histórico se tratasse.

Sem comentários: