quarta-feira, 29 de julho de 2015

Assistência às Praias 2015 organizada pelos Bombeiros Voluntários da Figueira da Foz + Campanha ‘Os Mosqueteiros’

No sábado dia 01 de Agosto, pelas 10h00, junto à Ponte do Galante, vai ser apresentado o programa ASSISTÊNCIA ÀS PRAIAS – 2015, uma organização dos Bombeiros Voluntários da Figueira da Foz. 
Trata-se de uma iniciativa que visa contribuir para o aumento da segurança da cidade da Figueira da Foz nas áreas adjacentes às praias, durante a época balnear e que,  devido  ao  êxito  alcançado  nos  anos  anteriores  (2003  a  2014), se pretende manter. 
Voltam a participar no programa elementos do Corpo de Bombeiros Voluntários de Gouveia e Penacova, aos quais este ano se juntam elementos do Corpo de Bombeiros Voluntários de Vila Franca de Xira ao abrigo dos protocolos de cooperação entre a AHBV da Figueira da Foz e as AHBV de Gouveia, Penacova e Vila Franca de Xira.  
Asseguram este programa 25 elementos do CBV da Figueira da Foz, 16 elementos do CBV de Gouveia, 16 elementos do CBV de Penacova e 16 do CBV de Vila Franca de Xira que, uma vez mais, abdicam do seu tempo de lazer para prestar mais um serviço à comunidade figueirense e a todos os visitantes da nossa cidade. Em 2014 estas equipas prestaram 19 assistências, em quedas, queimaduras, atropelamentos e doenças súbitas.
Para além disto fizeram também aconselhamento a turistas de nacionalidade estrangeira. 
O programa consiste no patrulhamento em bicicleta por duas equipas de dois bombeiros, credenciados em socorrismo. Será realizado aos fins-de-semana, sábado e domingo, no período das 09h00 às 18h00, des 01 de agosto até 06 de setembro. 
Cada bicicleta está equipada com material de emergência médica que permite prestar cuidados primários de saúde, e equipamento adicional para teste de glicemia e monitorização de tensão arterial.
Complementarmente, as bicicletas estão equipadas com meios portáteis de extinção de incêndio como extintores de espuma e de pó químico, que poderão debelar pequenos focos de incêndio. 
Cada equipa está munida de um rádio emissor-receptor em banda alta, canal tático de bombeiros para comunicação entre si e com a central rádio dos Bombeiros Voluntários, o que permitirá a ativação de meios complementares, nomeadamente ambulâncias, viatura de desencarceramento ou pronto-socorro de incêndio.
  ………………………………………………….
“Juntos vamos equipar os nossos heróis” – Campanha do Grupo Os Mosqueteiros angariou um total de 500 equipamentos, 5 dos quais foram entregues aos Bombeiros Voluntários da Figueira da Foz 
A campanha “Juntos vamos equipar os nossos heróis”, que decorreu entre os dias 14 de maio e 14 de junho de 2015, permitiu angariar 500 equipamentos individuais completos de combate a incêndios florestais. Os equipamentos, compostos por bota florestal, luvas, cógula, fato de proteção florestal (calças  e  dólman),  capacete e sweatshirt, foram distribuídos por 100 corporações de bombeiros através de sorteio. 
Os Bombeiros  Voluntários da Figueira da Foz vão receber um total de 5 equipamentos, no dia 01 de agosto,  sábado, pelas 11h00, no Intermarché, Chã, Figueira da Foz. 
Durante os 31 dias da campanha, milhares de portugueses passaram pelas lojas Intermarché, Bricomarché e Roady e contribuíram para “equipar os nossos heróis” ao comprar um íman no valor de 0,50€ ou os três que formavam um bombeiro completo por 1,50€. O valor angariado reverteu, na totalidade, para a compra de equipamentos individuais de combate a incêndios florestais, contribuindo assim para melhorar a segurança e proteção dos Bombeiros Portugueses.  
Esta é a segunda campanha conjunta entre o Grupo Os Mosqueteiros e a Liga dos Bombeiros Portugueses com vista a angariação de equipamentos individuais completos de combate a incêndios florestais. No entanto já entre 2005 e 2007 o Grupo ajudou esta causa através de uma campanha de angariação de fundos, com a qual foi possível entregar cerca de 50 viaturas de combate a incêndio. Em 2014 o Grupo conseguiu entregar 255 equipamentos individuais de combate a incêndios florestais, este ano praticamente duplicaram os resultados.
Recorde-se que o Grupo Os Mosqueteiros é um dos maiores grupos de distribuição mundiais multi-insígnia que opera em seis países europeus. Em Portugal está presente desde 1989, contando atualmente com 299 pontos de venda distribuídos por 278 concelhos. Pelo seu modelo de gestão diferenciador, o Grupo conta na sua estrutura  com 219 empresários independentes que são donos e responsáveis, na íntegra, pela gestão de cada ponto de venda. Em 2014 o volume de negócios do Grupo em Portugal foi de 2 mil milhões de euros.

Sem comentários: