sábado, 29 de agosto de 2015

Professora figueirense Cecília Ramos homenageada


Professora do então ensino primário durante 40 anos, e depois do ensino preparatório, Cecília Ramos Piedade Oliveira, figueirense de nascimento, hoje reformada mas ativa e desperta para a realidade atual que marca a aprendizagem, foi recentemente alvo de uma homenagem por antigos alunos da região norte do concelho, nomeadamente de Quiaios, num almoço que decorreu na Serra da Boa Viagem. Estiveram presentes mais de três dezenas de antigos alunos "numa espontânea e clara afirmação de saudade e reconhecimento dos tempos de escola".
Neste encontro de confraternização e amizade usaram da palavra vários intervenientes numa atitude de "carinho e gratidão" como o classificou Cecília Ramos. Sensibilizada por esta forma de amizade a antiga docente teve palavras "emotivas e de recordação de tempos em que a ligação professor/aluno ficavam eternas"
A professora da Figueira da Foz garante que no ensino antigo "havia exigência, rigor e trabalho, mas nunca se abandonava o lado afetivo e de ligação com os alunos, por vezes crianças pobres e com grandes capacidades".

Sem comentários: