sábado, 26 de dezembro de 2015

Núcleo Museológico do Sal = Em janeiro a “1ª Despesca” e “Registos de uma safra”

De 08 de janeiro a 28 de fevereiro estará patente a exposição “Registos de uma safra”, com telas e fotografias que refletem os múltiplos olhares dos participantes em torno de um labor tradicional identitário da Figueira da Foz e quase em extinção. 
Os trabalhos apresentados resultam de dois concursos lançados em parceria pela Divisão de Cultura - NMSAL e a Magenta Associação dos Artistas pela Arte , tendo sido desenvolvidos no âmbito da atividade Safra à Moda Antiga que decorreu no dia 15 de agosto de 2015, na salina municipal do Corredor da Cobra. 
……………….. 
A 09 de janeiro, pelas 09 horas, irá decorrer pela primeira vez a “Despesca”, uma atividade tradicional assim conhecida no mundo do salgado e praticada há dezenas de anos pelos proprietários e marnotos das salinas entre os dias 1 de novembro e 28 de fevereiro nos viveiros naturais, a maioria de exploração comunitária. 
Os viveiros que abastecem o salgado são alimentados pelas águas do rio que entram pelo cubo (espécie de comporta). Uma vez entrada a água, esta fica retida conforme as necessidades dos marnotos. 
A "despesca" é o momento em que essa mesma água é esgotada do viveiro para o canal, ficando o viveiro e o peixe que ele contém a seco. O peixe retido na lama é recolhido por intermédio de redes para, posteriormente, ser leiloado no local. É esta prática que se pretende retomar e apresentar aos participantes que queiram colaborar com os marnotos. 
Esta “1ª Despesca” terá lugar no viveiro da Salina Municipal. Disponível para o público em geral, é uma atividade sujeita a inscrição prévia em (nucleo.sal@cm-figfoz.pt).

Sem comentários: