segunda-feira, 14 de março de 2016

Figueirense David Sopas descobriu falha de segurança numa companhia aérea

David Sopas passou o ‘site’ de uma das maiores operadoras aéreas do mundo, a United Airlines, a pente fino, e deu de caras com uma falha na segurança. 
David Sopas é consultor de segurança informática da CheckMarx, firma fundada em 2006 com o objetivo de fornecer soluções de revisão de segurança em aplicações, e na identificação de vulnerabilidades de códigos técnicos e lógicos. 
O desafio já tinha sido lançado pela própria companhia aérea, que está a tentar reforçar a segurança dos seus sistemas em todas as frentes: quem quiser e tiver conhecimentos avançados de segurança informática, pode procurar erros e falhas no site da empresa e denunciá-los, a troco de prémios.
David Sopas aceitou o desafio e dedicou algumas horas a passar o site da United Airlines a pente fino. O resultado foi a deteção de uma falha que comprometia a segurança dos utilizadores da página.
Por causa do acordo que fez com a empresa, o especialista em segurança informática não pode revelar ao certo a falha que encontrou, mas assegura que tornava os utilizadores do ‘site’ vulneráveis a ataques informáticos. O problema já foi resolvido pela empresa. 
A descoberta do famoso "bug" valeu a David Sopas um prénio de 50 mil milhas em viagens de avião, que o investigador doou na totalidade à American Cancer Society. 
(Ler noticia completa de Vida Prática AQUI)

Sem comentários: