quarta-feira, 6 de abril de 2016

Esta 5ª feira, 07 de abril, comemora-se o Dia Mundial da Saúde com várias ações na Figueira da Foz

Não é por acaso que, este ano, a Organização Mundial de Saúde dedica tão importante data à ‘diabetes’.
Atingindo esta  doença mais de 400 milhões de pessoas em todo o mundo, a diabetes é uma pandemia  que preocupa as organizações e os governos.
Também no nosso país os números são preocupantes, atingindo mais de 13% dos portugueses entre os 20 e os 79 anos, dos  quais quase metade desconhece ter a doença.
Para assinalar a data e alertar para a importância de travar o aumento e combater a Diabetes, o Programa Municipal Figueira Cidade Saudável (FCS), a Unidade Coordenadora Funcional da Diabetes – Pólo da Figueira da Foz (UCFD-FF) e o Hospital Distrital da Figueira da Foz (HDFF) dinamizarão diversas atividades de divulgação, que decorrerão esta quinta-feira dia, 07 de abril, em locais distintos e direcionadas a diferentes públicos-alvo:
No Hospital Distrital da Figueira da Foz, durante o período da manhã, no átrio da Consulta Externa, decorrerá a divulgação de informação com aconselhamento e rastreio da diabetes, a efetuar pela equipa da Consulta de Diabetes do HDFF, sendo colocada uma bicicleta estática à disposição dos utentes das consultas externas, incentivando a atividade física.
Nas Unidades de Saúde Familiar de Buarcos e de S. Julião, nas Unidades de Cuidados de Saúde Personalizados da Figueira Norte, da Figueira Sul e da Figueira da Foz Urbana, bem como nas Unidades de Saúde de Montemor-o-Velho e Soure, que integram a Unidade Coordenadora Funcional da Diabetes do ACES Baixo Mondego – Pólo da Figueira da Foz, serão realizadas várias ações de divulgação e educação para a saúde, nesta temática, com avaliação do Risco da Diabetes a todos os utentes dos 20 aos 79 anos, durante todo o dia. 
O Jumbo da Figueira da Foz, das 11h30 às 13h00 e das 15h30 às 17h00, acolherá a divulgação de informação com aconselhamento e rastreio da Diabetes, a efetuar pela equipa da Unidade Coordenadora Funcional da Diabetes do ACES Baixo Mondego – Pólo da Figueira da Foz, contando com a colaboração da equipa de Saúde e Bem Estar do Jumbo da Figueira da Foz, que também oferecerá uma peça de fruta aos seus clientes, incentivando a alimentação saudável.
A Escola EB 2,3 Dr. João de Barros acolhe no seu Pavilhão , das 15h00 às 17h00, a Mega Aula de Zumba organizada no âmbito do Programa AMEA Teens, dinamizada por um jovem colaborador do referido Programa e por ex-participantes do programa da SIC Peso Pesado Teen. Nesta atividade participarão os adolescentes inseridos no projeto em curso na Figueira da Foz e alunos da Escola EB 2,3 Dr. João de Barros, visando a sensibilização para a importância da alimentação saudável e do exercício físico na prevenção da obesidade e na prevenção da Diabetes.
A luta contra a diabetes diz respeito a todos  - organizações,  governos,  autarquias, escolas,  profissionais  de  saúde,  comunicação  social,  entre  outros. Contudo,  é fundamental  que  cada um de nós tenha consciência da dimensão do problema,  pois só através  de  medidas  que  contribuam  para  um  estilo  de  vida  saudável,  nomeadamente evitando o sedentarismo e com  uma alimentação correta, podemos contrariar esta epidemia.

Sem comentários: