terça-feira, 5 de abril de 2016

Figueira da Foz recebe IX Encontro Holon no próximo fim de semana

Nos dias 09 e 10 de abril decorre na Figueira da Foz, no Eurostars Oasis Plaza, o IX Encontro Holon sob o mote “Live Longer, Live Better”. O evento promove uma discussão em torno da importância do cuidado centrado no doente, atendendo ao novo paradigma da doença crónica. 
“-Estamos convictos de que todos os profissionais de saúde, o farmacêutico incluído, podem acrescentar ainda mais valor e contribuir para a sustentabilidade do Serviço Nacional de Saúde. É uma responsabilidade de todos assumir a centralização no doente como uma prioridade. Tanto do ponto de vista da sua operacionalização, como do da sua monitorização”, afirma Pedro Pires, administrador das Farmácias Holon. 
No dia 10 de abril realiza-se a Conferência “Live Longer, Live Better” que tem como moderador o jornalista e pivot da TVI, Pedro Pinto. 
Oradores:
Dra. Ana Jorge – Ex. Ministra da Saúde e atual presidente da Associação Música nos Hospitais e médica pediatra no Hospital Garcia de Orta; 
Marine Antunes – Sobrevivente de cancro e mentora do Projeto “Cancro com Humor”; 
Pedro Lopes Ferreira - Professor na Faculdade de Economia e docente no Centro de Estudos e Educação em Saúde da Universidade de Coimbra; 
Pedro Pires - Administrador das Farmácias Holon. 
O evento terá ainda um momento dedicado ao doente respiratório crónico, através de uma breve sessão de esclarecimento da RESPIRA – Associação Portuguesa de Pessoas com DPOC e outras Doenças Crónicas Respiratórias. 
 “-Atualmente, o desafio passa por mostrar as dificuldade que um doente com DPOC sente no seu dia-a-dia e alertar para a principal causa desta patologia - o tabagismo. Percebemos a importância da farmácia em duas vertentes fundamentais: como um espaço de saúde onde é possível consciencializar a população e, muito importante, promover a acessibilidade a um teste stan¬dard de identificação e monitorização de uma doença que afeta cerca de 800 mil portugueses”, diz José Albino, Presidente da Associação de Doentes. 
O IX Encontro Holon será apresentado por Sónia Araújo e a animação ficará a cargo de José Cid.

Sem comentários: