terça-feira, 29 de novembro de 2016

A Banda de Santana vai participar em Lisboa no Desfile Nacional de Bandas Filarmónicas neste 1º de Dezembro

A Banda de Santana / Figueira da Foz irá, pela primeira vez, participar no Desfile Nacional de Bandas Filarmónicas que se realiza esta 5ª feira, dia 01 de dezembro, em Lisboa, e assim levar à capital um exíguo "espelho musical" do ambiente musical que se pratica no concelho da Figueira da Foz, quiçá no distrito de Coimbra. 
Sendo este o 5º Desfile Nacional de Bandas Filarmónicas que se comemora nesta data, foi já definido pela comissão organizadora o elenco das Bandas / Filarmónicas e outros grupos musicais participantes que se realizará em Lisboa ao início da tarde do dia 1 de Dezembro de 2016. O percurso a efectuar inicia-se na Avenida da Liberdade com destino à Praça dos Restauradores, local onde se concentram todas as 36 colectividades participantes, cabendo à Santanense desfilar em 15º lugar. 
Assim, depois de desfilar os dois grupos de percussão, a Banda do Exército será a 1ª a desfilar, seguida das outras 33 Bandas de Música. Depois de todas as Bandas postadas nos seus devidos lugares, irão ser tocados em conjunto os seguintes hinos: Hino da Maria da Fonte, Hino da Restauração e para finalizar o Hino Nacional, cuja direcção musical caberá ao Tenente Artur Cardoso, Chefe de Banda do Exército. 
Este desfile é integrado no Programa Oficial das Comemorações do 1º de Dezembro de 1640 e conta, pela primeira vez, com representações de todos os 18 distritos do Continente e também da Região Autónoma dos Açores. Assim, a Banda de Santana sente-se honrada visto este ano ir fazer parte da história da Comemoração do dia da Restauração da Independência de Portugal, sendo esta uma forma optimizada de homenagear as bandas do nosso País pelo exemplar trabalho que têm feito em prol da música colmatando as lacunas que deveriam ser feitas pelo próprio Estado. 
(Enviado pelo maestro da Banda de Santana Francisco M. Relva Pereira)

Sem comentários: