sábado, 12 de novembro de 2016

Dia Mundial da Diabetes (14 de novembro) articulado com o Hospital da Figueira

O Dia Mundial da Diabetes comemora-se anualmente em 14 de novembro, desde 1991, sendo dinamizado a nível mundial pela Federação Internacional da Diabetes (International Diabetes Federation - IDF), procurando sensibilizar para a preocupação com o aumento exponencial da diabetes e para a ameaça que constitui para a saúde. 
Em 2016, o foco é “O Olho na Diabetes”, alertando para a importância do diagnóstico precoce da retinopatia diabética, uma das possíveis complicações da Diabetes, que pode levar à cegueira. 
Mais de 415 milhões de pessoas vivem atualmente com diabetes. Em cada dois adultos com Diabetes, um não está diagnosticado, sendo o rastreio da Diabetes tipo 2 importante para assegurar o diagnóstico e o tratamento precoces, reduzindo o risco de complicações graves. Um diagnóstico precoce e tratamento atempado da retinopatia diabética pode prevenir a perda de visão, devendo o rastreio à retinopatia diabética fazer parte dos cuidados da diabetes. 
A exemplo dos anos anteriores, a Unidade Coordenadora Funcional da Diabetes (UCFD) - que integra os cuidados de saúde primários, através do ACES Baixo Mondego, e os cuidados de saúde hospitalares, com o Hospital Distrital da Figueira da Foz - e o Programa Municipal Figueira Cidade Saudável, divulgam o programa local, que congrega e articula um conjunto de atividades comemorativas do Dia Mundial da Diabetes, dirigidas ao diabético e à comunidade em geral.
(Clicar nos programas para melhor os visualizar)

Sem comentários: