quinta-feira, 20 de abril de 2017

Figueira da Foz Toastmasters Club desenvolveu competências de comunicação na Escola Bernardino Machado

Os clubes Toastmasters são organizações sem fins lucrativos que através de reuniões regulares dos seus membros praticam competências de falar em público, treinando discursos, apresentações para grandes audiências ou para equipas, liderança, condução de reuniões. O lema dos Toastmasters é “ Aprender fazendo”. 
Neste âmbito o Figueira da Foz Toastmasters Club, em parceria com o Agrupamento de Escolas Figueira Mar representado pelo Prof Pedro Mota Curto, implementou durante os meses de fevereiro e março na Escola Bernardino Machado o programa Youth Leadership Program - dos Toastmasters International - vocacionado para desenvolver competências de comunicação em público e de liderança em jovens com menos de 18 anos. 
Os alunos da turma do 12.º ano do Curso Técnico Auxiliar de Saúde, inserida no âmbito da disciplina de Gestão e Organização de Serviços de Cuidados de Saúde, tiveram oportunidade de ao longo de 8 semanas fazer pequenas apresentações em público, trabalhando aspetos de organização do discurso, postura e linguagem corporal, variedade vocal e falar de improviso. 
Treinaram também competências associadas a funções de liderança tais como conduzir uma reunião, escuta ativa e avaliação com feedback positivo. 
Na condução do programa estiveram por parte dos Toastmasters os coordenadores Micael Ramos e Cristina Matos, e por parte da Escola Bernardino Machado a Professora Maria do Céu Simões. 
Na sessão de encerramento esteve também presente Acácio Grilo presidente do Figueira da Foz Toastmasters Club, que entregou diplomas de participação aos alunos e pôde presenciar e ouvir por parte deles opiniões bem positivas sobre o programa ministrado.

Sem comentários: