quinta-feira, 31 de agosto de 2017

Associação Juvenil da Figueira da Foz - mais uma ‘Ronda Autárquica’ desta feita com Silvina Queiroz

Em comunicado, a Associação Juvenil da Figueira da Foz informa: 
“-A equipa que está a criar a Associação Juvenil da Figueira da Foz - AJFF tem como objetivo criar uma associação sem fins lucrativos e sem ligações político – partidárias com vista a promover e dinamizar a Figueira da Foz. Temos em vista realizar diversas atividades no âmbito da cultura, do desporto, do associativismo, da juventude, entre outras. 
No âmbito da nossa atividade e da ligação com a nossa cidade e, claro, do período de eleições autárquicas onde se discutem e se conhecem as linhas orientadoras dos programas dos candidatos à Câmara Municipal da Figueira da Foz e Juntas de Freguesia, vamos reunir com todos os candidatos à Câmara Municipal da Figueira da Foz. Chamamos ao projeto de “ Ronda Autárquica”. 
Realizou-se no dia 28 de agosto de 2017 uma reunião com a candidata pela CDU Silvina Queiroz onde se discutiram as propostas para o mandato a que se candidata. 
Abordaram-se vários temas como a Juventude, a Educação, Cultura, Formação Profissional e Habitação. 
No que toca à Educação a candidata defende a escola pública sob a alçada do Estado assim como a criação de uma rede de recursos educativos onde há a disponibilização de recursos, utilização de computadores para trabalhos escolares ( por exemplo), para a crianças e famílias desfavorecidas. Defende uma melhor rede de transportes pois a atual não favorece a população e as suas necessidades. A candidata defende a existência de manuais escolares gratuitos durante o período de escolaridade obrigatória pois acredita que todos os jovens têm direito a um livro inexplorado e seu. Acrescenta que foi aprovada, sob iniciativa do Partido Comunista Português, uma proposta de lei na Assembleia da Republica com vista aos manuais escolares gratuitos no 1º Ciclo do Ensino Básico. Silvina Queiroz defende a necessidade de ser criado um Polo de Ensino Superior na Figueira da Foz que esteja ligado e atento às atividades da cidade. Ao nível do Ensino Profissional, a candidata da CDU acredita que deveria haver uma maior regulação do ensino profissional com o tecido empresarial com estágios profissionais e também maior facilidade no mercado de trabalho, que diz que é muito fraco e com condições de trabalho precárias. 
Em relação à Cultura, Silvina Queiroz defende o uso e abertura dos espaços públicos às coletividades locais e uma maior e melhor divulgação das atividades do concelho. Esta divulgação seria a criação de uma Agenda Cultural na cidade. Ao nível do Centro de Artes e Espetáculos, a candidata defende o alargamento das suas valências: a primeira é a abertura dos espetáculos desse local a todas as populações, sobretudo aquelas que não têm possibilidades, dando assim um maior cariz social, com a perspetiva também de alargar para outras atividades tanto a nível formativo como a nível exibicional; a segunda é a diminuição das propinas das escolas de artes que se praticam neste local; a terceira e última é uma maior aproximação das coletividades nos palcos do CAE. 
Ao nível da Habitação, a candidata defende que não houve investimento na reabilitação urbana nas zonas históricas da Figueira da Foz. Para contrariar isso, Silvina Queiroz defende uma política de arrendamento com rendas sociais e um complemento camarário de modo a ajudar quem não consegue pagar a prestação dessas rendas. Assim, com esta política, a candidata acredita que haverá atratividade dos jovens pelas zonas históricas tanto ao nível habitacional como para criar o seu posto de trabalho.”

Sem comentários: