sábado, 2 de setembro de 2017

Carlos Tenreiro, candidato autárquico, reuniu com a AJFF

A Associação Juvenil da Figueira da Foz – AJFF, no âmbito do projeto Ronda Autárquica que pretende ouvir e saber das linhas orientadoras de todos os candidatos à autarquia local, reuniu desta feita com Carlos Tenreiro candidadto pelo PSD. 
Abordaram-se vários temas como a Juventude, os Transportes, a Saúde, o Turismo, o Desenvolvimento Económico, a Habitação e a Tarifa da Água. 
No que toca à Saúde, o candidato abordou umas das medidas prioritárias, de um conjunto de seis, como a reabertura dos postos médicos, apostando numa política de proximidade no sector da saúde em apoio aos mais carenciados na assistência médica. Esta medida de proximidade, no entender de Carlos Tenreiro, é uma medida que irá apoiar os mais carenciados no que toca à assistência médica.
Nas medidas referentes à Habitação, o candidato propõe que se volte a construir nas aldeias e a redução do IMI. A primeira ideia consiste na revisão do PDM (Plano Diretor Municipal) pois o candidato considera que este documento não traduz a realidade da Figueira da Foz e nem respeita as circunstâncias e a atualidade da cidade. Esta medida serve também como um incentivo a que quem vive na aldeia possa continuar a viver na aldeia, combatendo assim o despovoamento que é uma realidade na Figueira da Foz e no país. Tem também a vertente de poder atrair mais jovens para o concelho para morar e criar o seu posto de trabalho. Em relação à redução do IMI, o candidato realça o facto de esta receita ter vindo aumentar em vez de diminuir e isso não possibilita a fixação dos jovens na Figueira da Foz. Carlos Tenreiro acrescenta que esta medida será aplicada em curto prazo.
Em relação à redução da tarifa da água, o candidato do Partido Social Democrata refere que existem negociações com a empresa concessionária de forma a serem revistos os valores atualmente praticados. Carlos Tenreiro realça a vontade de ambas as partes para resolucionar um problema existente como é o preço da água. 
No que toca à revisão da rede de transportes, Carlos Tenreiro defende que se devem adequar os percursos e horários dos transportes à realidade e necessidades da população geral com o foque nos estudantes. O candidato deu um exemplo de um estudante na Figueira da Foz que reside no Alqueidão que perde 4 horas todos os dias só em viagens entre a sua escola e a sua localidade. Segundo Carlos Tenreiro é necessário resolver esta questão o mais breve possível junto das empresas de transporte na Figueira da Foz através do diálogo. 
Em relação ao Turismo, Indústria e Desenvolvimento económico, o candidato social democrata falou dos problemas causados pela erosão costeira a Sul que prejudicam o concelho e os figueirenses. A solução permitirá encurtar a praia da Figueira da Foz e devolver a beleza da marginal como era antigamente. De acordo com Carlos Tenreiro a solução, denominada por “by pass” , passa pela transposição das areias da praia da Figueira a norte do molhe, levando ao seu encurtamento e o desassoreamento do porto, permitindo uma maior capacidade de receção de todo o tipo de navios de carga e cruzeiro como um porto de águas profundas. Esta solução permitirá ainda maior segurança aos navios de menor porte como a frota pesqueira figueirense. O candidato aponta a falta de vontade política e a coragem para enfrentar o futuro como justificação para esta iniciativa não ter sido feita. Carlos Tenreiro defende que um porto mais competitivo traz investimento, cria mais empregos e fixa populações jovens. 
Para terminar, o candidato social democrata acredita num autarca próximo das populações, decidido nas politicas que pretende implementar e que acima de tudo deve ser um agente económico na divulgação do concelho junto dos empresários de modo a atrair investimento para a cidade.

Sem comentários: