sábado, 23 de setembro de 2017

Noite Europeia dos Investigadores 2017 vai decorrer em Buarcos

O ‘Núcleo Museológico do Mar / Espaço Querer Saber’ associa-se ao Museu da Ciência da Universidade de Coimbra, Jardim Botânico, Rómulo–Centro Ciência Viva, e promove em Buarcos no próximo sábado dia 29 de setembro, a Noite Europeia dos Investigadores 2017. 
A iniciativa integra um conjunto diversificado de atividades gratuitas que decorrerão em simultâneo no Núcleo Museológico do Mar, Mercado Municipal de Buarcos e Largo da Má Língua, sendo ainda realizado um percurso a pé que terá como objetivo principal conhecer o património da vila. (Caso as condições meteorológicas sejam adversas, as atividades ao ar livre decorrerão apenas no Núcleo Museológico do Mar e Mercado Municipal de Buarcos)
A Noite Europeia dos Investigadores acontece anualmente e é um evento público dirigido em particular a famílias e jovens. As atividades destinam-se assim ao público geral, independentemente do seu conhecimento científico, e podem combinar aspetos educativos e de entretenimento.
A Noite Europeia dos Investigadores 2017, dinamizada pelo Município da Figueira da Foz, é especialmente dedicada ao impacto da ciência na sociedade, e a temas tão diversos como às alterações climáticas, energia sustentável, envelhecimento ativo, inclusão social, entre muitos outros.
Um dos seus principais objetivos é a proximar o público dos investigadores nas mais diversas áreas, aumentando a sensibilização para as atividades de investigação e inovação e a consciencialização sobre o impacto do trabalho dos investigadores na vida quotidiana dos cidadãos, e promovendo igualmente a adesão dos jovens a carreiras científicas.
…………………………………………….
Noite Europeia dos Investigadores - Programa de sábado, 29 de setembro, das 21h00 às 24h00:
Mercado Municipal de Buarcos:
Cozinha molecular do pescado (nanotecnologia na cozinha) com a Chef Patrícia Borges (Escola Superior de Tecnologias do Mar, Peniche)
Atividade dinamizada pela Docapesca, direcionada a famílias
Olhó Peixe Fresquinho!
(Tiago Verdelhos e Cristina Rocha do Marefoz, com a colaboração da Docapesca)
Visita uma banca de peixe de um mercado tradicional para descoberta dos segredos das diversas espécies que fazem parte da nossa alimentação: Que diferentes grupos existem? Porque são tão diferentes? Como saber se o peixe está fresco? Como são pescados? Estamos a consumir espécies ameaçadas? Quais as alternativas?
Há Vida na Costa
(Helena Veríssimo do Marefoz)
Observa a biodiversidade existente na costa rochosa da Praia de Buarcos e no Estuário do Mondego! Conhece os seus “segredos” e descobre a importância ecológica e económica destes ecossistemas aquáticos costeiros, a sua vulnerabilidade e porque é essencial a sua proteção e conservação!
Salinas à Lupa
(Carlos Gonçalves do Marefoz)
Nem só de sal “vive” uma salina! Vem descobrir o que podes encontrar nestes locais privilegiados do ponto de vista paisagístico e da biodiversidade, com condições únicas que favorecem a presença de espécies de macrofauna, algas e vegetação halófita, imprescindíveis para a sobrevivência de outras espécies.
Largo da Má Língua:
Ciência a qualquer hora
Atividades dinamizadas pelo Núcleo Museológico do Mar, direcionadas para crianças dos 6 aos 14 anos
Geologia para os mais novos
Para que servem os minerais: Vamos conhecer alguns minerais, algumas propriedades físicas e químicas que os caracterizam e a sua utilização pelo Homem. A atividade envolve o manuseamento de alguns minerais por parte dos participantes, é direccionada para crianças com idade superior a 12 anos e dinamizada por Ana Isabel Rola do Dep. Ciências da Terra da UC/Centro de Investigação da Terra e do Espaço da UC.
Minerais Mágicos: Vamos conhecer alguns minerais que parecem e as suas propriedades, que os tornam diferentes, quase "mágicos"!. A atividade é direccionada para crianças com idade superior a 6 anos e dinamizada por Ana Isabel Rola do Dep. Ciências da Terra da UC/Centro de Investigação da Terra e do Espaço da UC
Jogos Didáticos
Da Sobrepesca à Sustentabilidade
A sobrepesca é um dos impactos mais graves da atividade da pesca e existem já medidas e regras para reduzir este impacto e recuperar as populações de peixes mais afetadas. Participa neste jogo e tenta encontrar o equilíbrio entre a exploração de recursos pesqueiros e a sustentabilidade!
(Zara Teixeira e Cátia Marques do Marefoz)
Quem é Quem dos Oceanos
Cerca de 71% da superfície da Terra é coberta pelo Oceano! Descobre as diversas formas de vida que nele habitam, desde organismos microscópicos aos gigantes cetáceos, como as baleias, jogando o “Quem é Quem dos Oceanos”.
(Zara Teixeira e Cátia Marques do Marefoz)
À Conversa com o Marefoz
Vem conhecer o Laboratório Marefoz numa conversa descontraída com os seus investigadores!
Núcleo Museológico do Mar:
Visita e atividades no âmbito da exposição A Era do Lixo Marinho
Atividades dinamizadas pelo ‘Mare’ – Universidade de Coimbra / Marefoz, direcionada para famílias.
Núcleo Museológico do Mar
Ciência e ficção do ponto de vista do investigador: à conversa com João Ramalho Santos (Centro de Neurociências e Biologia Celular/UC)
Atividade direcionada para adultos e jovens
A pesca por um mar sem lixo, palestra da responsabilidade da Docapesca.
Percurso a pé em Buarcos – visita ao património:
Visita à Igreja Paroquial de Buarcos, Igreja da Misericórdia, Muralhas de Buarcos, Teatro Trindade e núcleo urbano antigo.
Atividade dinamizada pela Rede de Muralhas e Castelos e direcionada para adultos e jovens.

Sem comentários: