quinta-feira, 3 de maio de 2018

Maio é Museu 2018 com iniciativas para diferentes públicos

Pelo sexto ano consecutivo o Município da Figueira da Foz promove o «Maio é Museu!», com um programa diversificado de eventos que «revelam a dinâmica de um equipamento que pretendemos vivo e ao serviço da cultura figueirense». 
O programa de atividades, que teve início esta quarta-feira, 02 de maio, com a conferência «As comunicações no Baixo Mondego na época romana», proferida por Vasco Mantas e integrada no ciclo «Temas de Arqueologia», prossegue domingo, 06 de maio, data em que se assinala o 124º aniversário da fundação do Museu Municipal Santos Rocha (MMSR), este ano In Memoriam de David de Souza, nascido também ele a 06 de maio (1880). O programa de aniversário contempla a abertura do MMSR a partir das 14h00 e até às 19h00, a atuação do Coral David de Sousa e do Ensemble de Cordas do Conservatório de Música David de Sousa e visitas acompanhadas ao Museu e Reservas. 
O programa prossegue dia 16 de maio, no MMSR, onde se realiza, pelas 21h30, a sessão de encerramento do ciclo «Museu Fora D´Horas 2018», que terá como convidada a cantora e atriz Adelaide Ferreira. 
Sendo o mês de maio dedicado aos Museus não poderiam faltar, dia 18 de maio, as Comemorações do Dia Internacional dos Museus, este ano sob o tema “Museus hiperconectados: novas abordagens, novos públicos”. 
Assim, abrem ao público duas novas exposições temporárias: “Revelações", do artista plástico sérvio Branislav Mihajlovic (na sala de exposições temporárias 1 do MMSR) e "Aves do Baixo Mondego- Luz", de Pedro Baptista (no Núcleo Museológico do Sal), sendo esta a primeira de quatro exposições sobre a avifauna do Baixo Mondego, da autoria deste fotógrafo de natureza, vencedor do segundo prémio da categoria fauna do GENERG – Fotógrafo de Natureza do Ano. 
Ainda a 18 de maio, Branislav Mihajlovic realiza visitas guiadas à sua exposição, direcionadas ao público escolar, e no Núcleo Museológico do Mar Joana Cabral Oliveira do CEF-UC dá a “Conhecer a costa rochosa portuguesa através da coleção de conchas marinhas do Núcleo”. 
Dia 19 de maio, a partir das 21h30, o MMSR associa-se às comemorações da Noite Europeia dos Museus e apresenta o espetáculo multidisciplinar "NU MEIO" de Filipa Francisco e Bruno Cochat.
Em cena desde 1996, NU MEIO ironiza a relação de um casal tipicamente português que se refugia no fado e no “maldizer”. O Homem – Firmino - demarca um território no meio do palco de onde as duas personagens não podem sair. A Mulher – Mila - tenta obsessivamente trepar, agarrar, sufocar este “homem montanha”. 
O «Maio é Museu!» prossegue a 25 de maio, pelas 21h30, no MMSR, com um Concerto integrado nas comemorações do Centenário da morte de António Fragoso, em que participarão as norte-americanas Courtney Miller (oboé) e René Lecouna (piano) que interpretarão exclusivamente obras de compositores portugueses. 
A 29 de maio o Núcleo Museológico do Mar comemora o seu 15ºaniversário com um conjunto de iniciativas lúdico-pedagógicas, dirigidas para a comunidade escolar e local, encerrando assim mais uma edição do «Maio é Museu!». 
Todas as atividades são gratuitas e pretendem atingir um público cada vez mais diversificado.

Sem comentários: