segunda-feira, 13 de agosto de 2018

Núcleo Museológico do Sal nos Armazéns de Lavos já recebeu mais de um milhar de visitantes no âmbito do seu XI aniversário!

Fins de semana de 'Sal (a) gosto' levam um milhar de visitantes ao Núcleo Museológico do Sal no âmbito do seu 11º aniversário, que em três fins de semana de agosto apresenta um conjunto alargado e diversificado de iniciativas culturais ligadas ao salgado da Figueira da Foz. 
Assim, no primeiro de dois fins de semana de comemorações do XI aniversário do Núcleo foram várias as sensações, emoções e experiências que o espaço museológico e a Salina Municipal do Corredor da Cobra proporcionaram às cerca de mil pessoas que por lá passaram. 
A “festa” teve início na sexta-feira, 10 de agosto, pelas 21h30, com a apresentação, pelo Teatro do Vestido, de “Pontes de Sal ou as Mãos Gretadas”, um trabalho de campo realizado pela companhia de teatro em apenas nove dias, e que servirá de base a uma criação a ser apresentada em 2019 naquele espaço cultural. 
As comemorações continuaram no sábado de 11 de agosto com o início da iniciativa «Sal (a)gosto»,  que se prolongou no domingo. O evento reuniu  no Núcleo do Sal  produtores locais de sal artesanal e de produtos derivados, como cosméticos e produtos alimentares, artesãos ligados ao salgado, técnicos do MAREFOZ - que dinamizaram atividades lúdico científicas, pedagógicas relacionadas com o sal, muito procuradas por miúdos e graúdos - e  artistas plásticos associados da Magenta - Artistas pela Arte, que participaram,  na "Art Batle".   
A escolha do vencedor da primeira Batalha de Arte da Magenta coube ao público e recaiu nas salineiras de Maria Raquel Almeida. O prémio foi entregue pelo presidente da autarquia figueirense João Ataíde, que aproveitou o ensejo para agradecer a todas as entidades e associações culturais que colaboram com o município na promoção de iniciativas como o «Sal (a) gosto», as quais são uma mais valia na promoção do salgado, não só enquanto território mas também enquanto património cultural imaterial que ajuda a construir a  identidade de um povo.  
A animação do «Sal (a) gosto» foi garantida, no sábado, pelo Grupo de Cantares "Viva Voz”, da Sociedade Filarmónica do Paião, pelo Rancho Folclórico Etnográfico de Lavos e pela Banda Filarmónica Carvalhense. 
No domingo atuaram os Grupos de Cantares “Cantares do Meu Canto", do Grupo Recreativo Cultural Carvalhense e "Sol e Vento", do Sport Clube de Lavos. 
Os amantes dos passeios a pé e da natureza puderam participar nas Caminhadas "Rota do Cristal" e "Rota da Ilha da Morraceira”, dinamizadas por Carlos Santinho, e na Rota das Salinas, dinamizada pelo MAREFOZ. Ao final da tarde de domingo teve lugar a entrega de prémios do Concurso "SOL a SAL", organizado pelo Laboratório MAREFOZ 
(MARE- UC), com o apoio do Município da Figueira da Foz, da Associação Comercial e Industrial, da Incubadora de Empresas, da Direção Geral dos Recursos Naturais, Segurança e Serviços Marítimos, e da SATIVA, que se fizeram representar ao mais alto nível. O evento  contou ainda com a presença, nos dois dias, da presidente da Freguesia de Lavos. 
O concurso  "SOL A SAL" teve como objetivos a valorização do produtor e método de produção de sal marinho, a valorização dos produtos diferenciados do salgado da Figueira da foz e incentivar a inovação no salgado da Figueira da Foz. Os prémios a concurso encontravam-se divididos em três categorias:
Produtor, na qual foram premiados em 1º lugar ex-equo José Brito Jacinto, Maria de Lurdes Bertão, Nuno Amaro e Pedro Oliveira; Produto Diferenciado, atribuído pelo público durante os dias do evento e após degustação de todos os produtos a concurso. 
O vencedor desta categoria foi o “Chocolate com Salicórnia”  da Cáritas Diocesana de Coimbra- Centro de Nossa Sra. da Boa Viagem, já o vencedor do  prémio Inovação foi a Salgaflor (Pedro Oliveira), com o projeto de promoção Turística “Salt BreaK. 
O segundo lugar foi atribuído à Casa das Carnes do Ervedal  -  Cevadas, com o projeto “Uma pitada de oceano no chouriço de Quiaios”, que pretende promover a incorporação de algas marinhas na confeção do chouriço de Quiaios. Em terceiro lugar ficou mais um projeto da Salgaflor (Pedro Oliveira), “Plantas salgadas desidratadas”, um projeto que tem como objetivo a desidratação de plantas halófitas para comercialização.  
De salientar que o projeto vencedor na categoria Inovação teve direito a um vale de apoio técnico da Incubadora de Empresas e do Gabinete de Apoio ao Investidor do Município da Figueira a Foz, para implementação do projeto.
As comemorações do XI aniversário do Núcleo Museológico do Sal prosseguem no próximo fim de semana, com a estreia, dia 17 de agosto, pelas 19h00, no Sport Clube de Lavos, do espetáculo de dança-teatro, da Rede Artéria,  "SAAL", da coreógrafa Filipa Francisco, que resulta de um processo de imersão na realidade local, com recolha de testemunhos de quem trabalhou e trabalha o sal e que junta artistas profissionais e amadores. 
Dias 18 e 19 "SAAL" volta a palco e na manhã de domingo, dia 19, se as condições climatéricas o permitirem, realiza-se a Safra à Antiga, na qual participam antigas salineiras, marnotos e todos quantos queiram vivenciar a experiência do árduo trabalho no salgado da Figueira da Foz.

Sem comentários: