A
Academia Kompassos Daya Dança, da Assembleia Figueirense, conta já
com 19 anos de serviço letivo na Figueira da Foz, ministrado pelos
bailarinos e coreógrafos Dayamira Garcês, Arnaldo Borroto e Tamara
Ruiz e continua a participar ativamente no percurso artístico de
muitas crianças e jovens figueirenses.
Participou
este fim-de-semana na segunda eliminatória do concurso internacional
“Sem Fronteiras, Vive Tu Sueño” que se realizou em Marbella –
Espanha, levando mais uma vez o nome de Portugal e da Figueira da Foz
além-fronteiras e onde alcançou o apuramento para a final europeia,
com várias classificações de alto relevo:
1⁰
lugar grupo infantil na categoria Show Dance - "Mi páreja";
3⁰ lugar quarteto juvenil na categoria Show Dance – "Amigas";
2⁰ lugar e Prémio Especial juvenil na categoria Livre para o dueto
Maria Eduarda e Matilde; Prêmio Especial Juvenil, para o solo
contemporâneo da aluna Maria Eduarda; e 3⁰ lugar grupo juvenil, na
categoria Contemporâneo – "Rise".
Em
comunicado, a direção da Assembleia Figueirense reconhece o
trabalho desenvolvido pela Academia Kompassos DayaDança e considera
ter sido "um grande sucesso e um merecido reconhecimento do
trabalho e talento de todas as alunas e professores, que muito se
empenharam”, e agradece o enorme apoio dos pais e familiares, algo
que caracteriza como "imprescindível para a realização de um
trabalho de qualidade e alcance de sucessos deste nível".
No dia 27 de fevereiro, pelas 10 horas, a Incubadora do Mar&Indústria irá promover no seu auditório um seminário que visa apresentar as oportunidades e soluções de financiamento disponíveis no âmbito da Economia Azul e que poderão contribuir para potenciar o setor na região da Figueira da Foz.
O seminário tem como principal objetivo apoiar na divulgação de informação sobre as oportunidades e fundos disponíveis no âmbito do Programa Operacional Mar2030, assim como de sobre outras possibilidades de financiamentos para projetos no domínio da Economia Azul presentes na nossa região.Para além disso, o seminário vai trazer aos participantes a perspetiva do contributo da transferência de conhecimento e investigação para o desenvolvimento sustentável do tecido empresarial regional. Para tal vai contar com a presença de Dina Ferreira, Gestora do Programa Operacional Mar 2030, António Santos, Diretor Executivo da AD ELO, Raquel Gaião Silva da FABER e Nuno Mendonça Pró-Reitor Universidade Coimbra.
“Esperamos, com este seminário, estimular a criação de novos projetos de Economia Azul e o surgimento de mais inovação nas empresas do setor, respondendo à missão da nossa incubadora de estimular o aparecimento de novos empreendimentos de base tecnológica associados a sectores dinâmicos da economia do mar. Acreditamos que conhecer as medidas de apoio disponíveis é uma forma de estimular o I&D das empresas, combinando melhor as suas necessidades com as medidas existentes para o seu desenvolvimento”, explica a Ana Silva da Incubadora do Mar&Industria.
O seminário é gratuito, mediante inscrição, preenchimento do formulário de inscrição em (https://forms.gle/8gLP6bYDqDy9S9nRA).
A Sociedade Filarmónica Dez de Agosto tem abertas inscrições para aulas de Danças do Mundo que vão decorrer às segundas-feiras entre as 19 e as 20 horas, e para aulas de zumba e fitness às quintas-feiras pelas 19h15, ambas na sua sede na Rua das Rosas, 45, Figueira da Foz.
As inscrições devem ser feitas junto dos formadores das danças nos dias das aulas. As sessões estão abertas para sócios e não-sócios.
A Dez de Agosto aproveita para recordar que continua a promover, às sextas-feiras a partir das 17h30, aulas de iniciação à informática e às novas tecnologias.