Banda de Santana participou virtualmente na celebração da Unificação das Ilhas Jônicas na Grécia!
A Banda de Musica da Sociedade Musical Recreativa Instrutiva e Beneficente Santanense de Santana, Figueira da Foz, orientada pelo seu diretor artístico Francisco Relva Pereira, participou a partir das 09 horas desta sexta-feira num Festival de Bandas que se realizou na Grécia, organizado pela “Φιλαρμονική Σχολή Ληξουρίου” (Filarmoniki Lixouriou) e pelo seu Maestro Charalampos Makris, um projeto que teve como principal objetivo invadir a Grécia com música para a celebração da Unificação das Ilhas Jônicas, que são um grupo de ilhas gregas também conhecidas historicamente como "Sete Ilhas" (em grego Heptanisia). Neste sentido, a citada filarmónica da Grécia planeou que as bandas dos quatro cantos do mundo que aderissem, gravassem e enviassem um vídeo, onde cada uma das participantes tocasse, se possível, uma marcha grega, uma “harmonia” festiva ou um tema musical à escolha.
A Banda de Santana, apesar de ter saído do desconfinamento há poucas semanas, respondeu afirmativamente ao desafio. Assim, o seu maestro preparou para o evento um tema novo da música tradicional portuguesa cujo registo sónico, difundido através do canal YouTube, pode ser visionado e escutado a partir do minuto 35 (ver aqui) e cuja gravação foi efetuada no Salão de Festas da santanense.
Por esse motivo e apesar de virtualmente, constituiu uma subida honra para a banda portuguesa ter ombreado com bandas da Grécia, Espanha e Itália, e também pelo espaço artístico que ultrapassa os “muros” europeus que assim puderam escutar as melodias e os acordes da Banda de Santana!
Para além desta intervenção, a Banda de Santana tem já previstas outras iniciativas que irão animar algumas localidades "para que paulatinamente possamos voltar a 'dar música' pelas ruas, coretos, palcos e outros sítios aonde se possa transmitir outra vez a animação e a alegria que todos necessitamos".
(Texto enviado por Francisco M. Relva Pereira – Maestro da Banda de Santana)
Sem comentários:
Enviar um comentário