sexta-feira, 21 de junho de 2024

Maestro da Banda de Santana irá dirigir Orquestra em Espanha

Francisco Manuel Relva Pereira, maestro da Banda de Santana, compositor e investigador da Universidade de Coimbra, irá dirigir a Banda de Música Municipal Agrupación Musical de Ciudad Real em Espanha no dia 4 de Julho do corrente.

Nesse concerto serão tocadas diversas obras escritas pelo referido compositor português de Ançã. Essa viagem terá início a 2 de julho para que, com tempo, se façam os ensaios preparativos e também se familiarize com a dinâmica musical, bem como com as diversas tradições e costumes de Ciudad Real, um município da Espanha na província homónima, na comunidade autónoma de Castela-Mancha.

Este convite foi emanado através do seu colega Francisco José Rosal Nadales, de Espanha, e da direção da banda referida. Além do maestro português e espanhol já mencionados, irão juntar-se ainda Ilio Volante de Itália e Makris Charalampos da Grécia. Foram estes quatro compositores de países distintos que escreveram a Suite 2020, a Terra Viva e a Sin+fonia pela Paz, obras de cariz solidário que serão interpretadas pela primeira vez em Ciudad Real.

Será de facto mais um (re)encontro destes autores musicais, os quais irão poder dialogar e acertar alguns pormenores do novo projeto musical que já está em embrião, o qual deverá ser apresentado em 2026 no nosso país, conforme já foi delineado aquando da II Turné da Sin+fonia pela Paz em Portugal ocorrida entre os 23 a 28 de Abril do corrente.

quarta-feira, 19 de junho de 2024

Porto da Figueira da Foz apresentou objetivos de estudo para ampliação da marina e para espaço para receção de navios de cruzeiro!

O Porto da Figueira da Foz apresentou na passada 6ª feira, dia 14 de junho, os objetivos do “Estudo para o Desenvolvimento e Valorização da Marina Atlântica no Porto da Figueira Foz” a bordo do navio Santa Maria Manuela, que esteve atracado no Porto da Figueira da Foz.
A apresentação, a cargo da TISPT – Consultores em Transportes, Inovação e Sistemas, S.A. contou com a presença do Vereador da Câmara Municipal da Figueira da Foz, Manuel Domingues, do Presidente da Câmara Municipal de Ílhavo, João Campolargo, do Presidente da Câmara Municipal da Mealhada, Jorge Franco, do Vereador da Câmara Municipal de Cantanhede Adérito Machado, do Presidente da Comunidade Portuária da Figueira da Foz, Gonçalo Vieira, tendo estado ainda presentes o Presidente da Assembleia Municipal da Figueira da Foz, os Presidentes das Juntas de Freguesia de Buarcos e São Julião, São Pedro, Lavos, Vila Verde e Gafanha da Nazaré, o Capitão do Porto da Figueira da Foz, o representante da Alfândega, agentes de navegação, representante da Atlantic Eagle, representantes dos clubes náuticos, entre outros convidados.

O Estudo para o Desenvolvimento e Valorização da Marina Atlântica da Figueira da Foz iniciou-se em janeiro e permitirá habilitar o Conselho de Administração da APFF, em articulação com a Câmara Municipal da Figueira da Foz, no processo de tomada de decisão sobre a viabilidade da concessão da marina existente, sua eventual ampliação e construção de um espaço de receção aos navios de cruzeiro, enquanto estratégia e reforço da posição competitiva do Porto da Figueira da Foz no negócio da náutica de recreio e de cruzeiros costeiros.

quarta-feira, 12 de junho de 2024

Sobre o baile de Gala do 130º aniversário Sociedade Musical Santanense

Texto enviado por Francisco M. Relva Pereira, maestro da Banda de Santana:

“Não foram todos mas a grande maioria dos músicos da Sociedade Musical Santanense (SMS) estiveram presentes no Baile de Gala comemorativo do seu 130º aniversário, cujo evento se destinava a agradecer aos presentes e aos seus antepassados, o legado que deixaram nesta pacata povoação, em cujo casario nela existente, também mora ou morou um diretor, sócio ou um simples admirador desta arte sónica, cuja sementeira plantada há mais de um século continua a dar bons e profícuos frutos, sendo necessário nunca descurar a importância de todos!
A adesão, cumplicidade, amizade, partilha e a vivência do momento foi inexplicável! Lindo, hilariante e fantástico! Foi uma noite completamente diferente das habituais nestas coletividades, daí os meus parabéns a todos os que estiveram envolvidos, participaram e organizaram esta acção que culminou num verdadeiro sucesso.

Desde a decoração do espaço exterior e interior, até ao serviço de “catering” efetuado pela empresa “Filipe Jordão Eventos”, esteve ao mais alto nível, não deixando de realçar a participação e o afeto do fotógrafo Jaime Albarino que captou todos os momentos, bem assim as elegantes “raparigas e rapazes” que trajavam e muito bem, de acordo com o que a noite impunha!

Surpresas muito sui generis eram uma constante, destacando-se a atribuição dos vários Globos Musicais, que incluíam várias categorias que foram alvo de votação antecipada. As diversas classes foram apresentadas por diferentes músicos, sendo apresentado graficamente os resultados percentuais e dado depois aos galardoados, as medalhas, faixas e ainda a ovação especial, depois dos discursos por eles efetuados ao som das melodias da Orquestra Broadway, que primou por se associar a esta festa da música, apresentando um repertório galante, não faltando as valsas, tangos, passo dobles, chá-chá-chá e outros ritmos, conseguindo arrancar das cadeiras os presentes, os quais dançavam e trauteavam os temas mais conhecidos, através dos acordes e das vozes de Zenha Lopes e da Ana Leão.

Este evento não só celebrou um marco histórico da SMS como também revitalizou o amor pela música entre os mais jovens, garantindo a continuidade deste legado cultural. A noite terminou com todos a dançar e a confraternizar, deixando no ar a certeza de que a Sociedade Musical Santanense continuará a ser uma referência e um orgulho para todos os seus membros e admiradores.

Fico grato pela gentileza que tiveram para comigo, enviando os parabéns à organização e a todos os envolvidos, por terem proporcionado uma noite inesquecível e por manterem viva a chama da música na comunidade. Que venham muitas mais actividades repletas de música e alegria!”

quarta-feira, 5 de junho de 2024

Grupo Motard Srs. da Paciência de Maiorca assinala o seu 26º aniversário no feriado de 10 de junho com almoço + bênção Motard e muita animação!

O Grupo Motard Srs. da Paciência foi criado em 1998 por um grupo de amigos que tinha em comum o gosto pelo mundo motociclístico. Inicialmente reuniam-se semanalmente no “Alambique Bar” onde planeavam as suas atividades. A proximidade com a Capela do Divino Senhor da Paciência acabou por dar o nome ao Grupo Motard de Maiorca.
Foram fundadores do grupo Leonel Rodrigues, Delfim Maia, António Carvalho, Paulo Cabete e Rui Ferreira, tendo Paulo Cabete sido o 1º presidente da direção.

Das atividades que se foram realizando salientam-se os passeios, o aniversário a 10 de junho, o convívio de Natal e a participação nas Festas da Freguesia.

Com o passar dos anos, o número de associados do Grupo Motard foi crescendo, começando alguns dos seus elementos a participar em concentrações realizadas por todo o país, tendo surgiu a vontade de se organizar igualmente uma concentração motard em Maiorca para assim também receber outros grupos que o Grupo Motard Srs. da Paciência visitava. Em setembro de 2008, é organizada a 1ª Concentração Motard Srs. Da Paciência, que se realizou de forma interrupta, no recinto da Feira Nova de Maiorca - no 2º fim de semana de setembro - até 2016.

Desde novembro de 2023 que o Grupo Motard Srs. da Paciência é presidido a nível da direção por Rafael Carvalho, sendo a Assembleia Geral presidida por Leonel Rodrigues e o Conselho Fiscal por Mário Pinto.

No próximo dia 10 de junho vai ser assinalado o 26º Aniversário do Grupo Motard Srs. da Paciência a partir das 12h00 no Largo da Feira de Maiorca. Do programa consta o almoço e a bênção Motard cujas inscrições se devem fazer até 7 de junho através do número 911064262. Durante a tarde irá realizar-se um concerto com a Banda Evangelho, e haverá animação com o DJ Kota.

terça-feira, 4 de junho de 2024

Baile de Gala do 130º aniversário da Sociedade Musical Santanense!

Os pontos altos desta Gala incluem o momento da valsa que dará início há dança, a entrega dos “Globos de Ouro”, e o brinde, que simbolizam a união entre a família musical santanense.

Um espetáculo que se espera emocionante, representando uma celebração especial e memorável.