Integrado no 73º aniversário da Força Aérea que este ano se realizou na Figueira da Foz com diversas ações de âmbito militar, cultural e social, houve também a particularidade de assinalar essa efeméride por algumas das instituições de solidariedade social da Figueira da Foz através de pequenos concertos.
Assim, na manhã da passada 4ª feira um quarteto de instrumentos de sopro marcou presença no Lar de Santo António, na Misericórdia Obra da Figueira, aqui a representar e promover a imagem da Força Aérea e a sua história em eventos de âmbito cultural o que é costume realizar através da efetivação de concertos e tattoos, em território nacional e no estrangeiro, que vão realizando no âmbito das referidas comemorações.
Foi plena e visível a satisfação demonstrada pelos utentes que desfrutaram desta oportunidade musical durante cerca de meia hora perante este quarteto. Quarteto que faz parte da Banda de Música da Força Aérea Portuguesa criada em 31 de dezembro de 1957 na dependência da então Secretaria de Estado da Aeronáutica e que reúne, na sua maioria, executantes de primeiro plano.
A Banda de Música da Força Aérea, para além de participar nas cerimónias militares oficiais quer no âmbito da Força Aérea Portuguesa quer no âmbito do protocolo de Estado, tem contribuído, como elemento de divulgação cultural, para o enriquecimento do meio musical português, realizando concertos do mais alto nível por todo o país e ainda representando internacionalmente Portugal em diversos países.