*Página complementar do Weblog Diário O PALHETAS NA FOZ - Figueira da Foz - Portugal - Europaª
quinta-feira, 4 de setembro de 2025
Abertura do ano letivo da Universidade Sénior da Figueira da Foz
A Universidade Sénior da Figueira da Foz vai assinalar o início das suas atividades letivas com uma sessão solene, no dia 1 de outubro, no Auditório Madalena Biscaia Perdigão,no Museu Municipal, pelas 14h30, que contará com a participação de entidades municipais e a atuação do Grupo de Cantares da Sociedade Filarmónica Dez de Agosto.
A partir do dia 2 de outubro as aulas decorrerão de acordo com o calendário definido e já divulgado no site da instituição em (www.viveremalegria.pt). As matrículas têm início no a 15 de setembro e prolongam-se até ao dia 24.
A Universidade Sénior convida também os maiores de 50 anos a conhecer as instalações da Universidade Sénior que se localizam no primeiro andar do Mercado Municipal Engenheiro Silva e onde poderão obter todas as informações sobre o seu modo de funcionamento.
A oferta formativa e cultural tenta ser o mais diversificada possível, incluindo as disciplinas de História, Património, Literatura Portuguesa, vários níveis de Informática, Línguas (Alemão, Francês, Inglês, Espanhol, Italiano, Esperanto e Mandarim), Ginásticas (Zumba, Danças Latinas, Danças do Mundo, Alegria e Movimento, Zumba + Fortificação, Yoga e Tai-Chi), Cantares de Alegria, Viola, Cavaquinho, Teatro, Artes Decorativas, Pintura, Bridge, Bordados e Costura.
Este conjunto de disciplinas conta com um quadro de mais de 30 professores e um universo de cerca de 200 alunos.
Além das aulas, a Universidade Sénior irá realizar múltiplas viagens de estudo, convívios, tertúlias, entre outras iniciativas. Atentos às mudanças sócio-económicas no mundo atual, disponibiliza ainda três níveis de Português Língua Não Materna, destinados aos estrangeiros residentes no concelho da Figueira da Foz.
4° Passeio de Tratores de Maiorca percorreu no passado domingo parte da Rota dos Arrozais e diversas localidades da freguesia
Decorreu no passado domingo, o 4° Passeio de Tratores de Maiorca, que percorreu parte da Rota dos Arrozais e diversas localidades da Freguesia.Com a participação de meia centena de tratores e mais de duas centenas de participantes, desfrutaram, em pleno convívio, das belas paisagens dos Campos de Maiorca e animaram as ruas da freguesia com música, cor e uma energia contagiante.
O 4º Passeio de Tratores partiu do Largo da Feira Nova de Maiorca e teve o seguinte itinerário:Largo da Feira Nova, Estrada Nacional 111, Ponte das 5 Portas, Monte de Santa Olaia, Arneiro de São João - Paragem para a Bucha na Piscina - Casais, Maiorca, Paço de Maiorca, Vale de Cardosos, Carvalhal, Redondos, Alegria e Arneiro de Fora.
O almoço convívio teve lugar no Clube Desportivo e Recreativo do Arneiro de Fora, que proporcionou uma refeição de qualidade e um serviço exemplar. Posteriormente o 4º passeio dos Tratores, antes de finalizar o seu percurso no Largo da Feira Nova, ainda passou pelas Biscainhas e Santo Amaro da Boiça.
Findo o percurso do Passeio de Tratores, realizou-se no recinto da Piscina Municipal de Maiorca, uma aula de Hidroginástica a cargo de Eva Galvão, o Trator Wash e houve animação musical com a banda 3C’s.
Este evento, teve a organização ao encargo da empresa Trevos e Castelos, de vários agricultores de Maiorca e da Junta de Freguesia de Maiorca.
Os participantes neste passeio tiveram ainda a oportunidade de degustar o maravilhoso arroz doce de Maiorca.
A organização agradece às várias empresas e entidades que apoiaram este evento sem as quais não seria possível de se realizar:
Município da Figueira da Foz, Freguesia de Maiorca, CDR do Arneiro de Fora, GM Srs da Paciência, Casa do Lavrador dos Casais, Casa do Povo de Maiorca, Photo Freitas, Drone - Rui Figueiredo. E às empresas Trevos e Castelos Unipessoal, Águas da Figueira, Inovbuild, Caixa de Crédito Agrícola, BKT, Abolsamia, Letimark, Sá Pinto Lda, Área dos Pesados, Nova Arroz, Resumescala, Bernardo Silva - Limpezas Florestais, e Restaurante Toten.
Um agradecimento especial a todos os voluntários que tudo deram de si, para o sucesso deste evento.
Neste evento foram classificados 5 tratores a nível da temática:
1º Tribo do Rio; 2º Trator Wash; 3º Lavadeiras; 4º Arraial de Santo Amaro; 5º Avós e Netos.
Os tratores do MAIOR “GRUPO” CÁ foram os seguintes:
1º Tiki Bar; 2º Popcorn, 3º Tribo do Rio.
A organização do evento agradece a participação das pessoas que conduziram os tratores e a todas as pessoas que fizeram este passeio.
Toda a promoção da Agricultura do Baixo Mondego será seguramente apoiada pelo Município da Figueira da Foz e por todas as Juntas de Freguesia rurais, onde toda uma população sente a “sorte” de viver em sintonia com a Natureza.
“Em 2026 contaremos de certeza com a 5 edição do Passeio de Tratores de Maiorca, que será de novo uma romaria rural de referência no nosso Concelho.”
(Rui Ferreira, presidente da Junta de Freguesia de Maiorca)
Subscrever:
Mensagens (Atom)