sexta-feira, 26 de setembro de 2025

Vinho Figueira diz-lhe algo? Quem vai dizer é Paulo Francisco Pereira o convidado do Rotary Club em conversa na Assembleia Figueirense!

Paulo Francisco Pereira é o convidado do Rotary Club da Figueira da Foz para mais uma Conversa-Rotary, desta feita sobre interessante e talvez menos conhecida temática relativa à identidade histórica e socioeconómica da Figueira da Foz e sua região.

“Entre a realidade e o mito: o vinho Figueira no século XIX” é o tema da investigação que habilita Paulo Francisco Pereira a explicar o dinamismo e a dimensão da produção e exportação de vinhos na Figueira da Foz, durante o século XIX.

Que fatores permitiram a valorização do vinho Figueira neste século, de que categoria de vinho se tratava, quem o comercializava localmente, como se exportava e para onde, são algumas das muitas questões a que o convidado dará fundamentadas respostas.

Paulo F. Pereira é profissional com mais de 30 anos de experiência no setor da hotelaria, restauração e bebidas, distinguindo-se como formador e por 12 internacionalizações como jurado em competições nacionais e internacionais na área da hospitalidade. É fundador e criador da marca Amicis Smoth & Dry Gin, atuando como destilador e embaixador da marca. Exerce, desde 2014, funções de expert no WorldSkills Portugal, representando o país em campeonatos europeus e mundiais. É formador e consultor em restauração, criação de cartas de bar e vinhos, enogastronomia e organização de eventos. Entre outra formação, profissional e académica, possui o curso de sommelier e o Mestrado em Alimentação: Fontes, Cultura e Sociedade, pela Faculdade de letras da Universidade de Coimbra.

“O vinho Figueira no século XIX”, mitos e realidades para ficar a conhecer esta quinta-feira, dia 2 de Outubro, pelas 21h30, na Assembleia Figueirense.

domingo, 14 de setembro de 2025

Festa de Nª Sra da Piedade vão decorrer uma semana na localidade de Anta em Maiorca

Vai realizar-se a partir de amanhã, dia 15, em Anta, na freguesia de Maiorca, a Festa de Nossa Senhora da Piedade, com programas em destaque nos dias 15. 19. 20 e 21 de setembro:

Dia 15: 19h00 - Missa Solene do dia de Nossa Senhora da Piedade;

Dia 19: 22h30 - Dj & Karaoke Pancinhas;

Dia 20; 22h30 - Baile com J.V. Músic, 02h00 - Dj Duarte;

Dia 21: 09h0 - Gaiteiro Popular 1921, 16h00 - Missa solene na capela de Nossa Senhora da Piedade que será seguida de procissão pelas ruas de Anta acompanhada pela Banda Filarmónica da Associação Musical União Filarmónica Maiorquense. Finda a procissão irá realizar-se um concerto pela Banda Filarmónica da Associação Musical União Filarmónica Maiorquense sob a batuta do maestro Rui Cantante, 18h00 - Rancho Infantil de Maiorca, 19h00 - Baile com o Grupo AFK.

quinta-feira, 4 de setembro de 2025

A Assembleia Figueirense vai iniciar em outubro Oficinas de Expressão Dramática e de Teatro - Também recomeça a Escola de Dança e mantém as atividades habituais

A Assembleia Figueirense continua empenhada em desenvolver novos projetos para promoção da cultura. Neste sentido vai iniciar em outubro uma Oficina de Expressão Dramática destinada a crianças, e uma Oficina de Teatro para jovens e adultos a partir dos 13 anos.

Tenta-se assim reestabelecer o que já foi uma grande tradição desta instituição.

…...............................

Após o mês de agosto dedicado ao descanso do pessoal, a Assembleia Figueirense reabriu no primeiro dia de setembro disposta, não só a continuar, a todo o vapor, as atividades do ano findo, como a promover outras, sempre em constante crescimento.

Assim, recomeçamos com a Escola de Dança, nas vertentes de dança contemporânea, ballet clássico, iniciação de pontas e jazz, para idades dos 3 aos 20 anos, de Danças de Salão, para idades a partir dos 12. Iniciamos a aprendizagem das Danças Orientais, a partir da maioridade. Dinamizamos as disciplinas de Pilates e Salsaeróbica, para todos os que querem manter a frescura física. Implementamos a disciplina de Ioga em cadeira, para os mais fragilizados e em tapete para todos os outros.

Paralelamente mantemos os dois grupos de canto: O Canticus Camerae – Coro de Camara – e o AlegreCanto na vertente de música tradicional portuguesa. Nesta área da música acolhemos, como grupo desta casa, os “Bardos”, que transmitem uma diferente, mas bela sonoridade, vinda das terras outrora ocupadas pelos Celtas. Mantemos ainda a Escola de Música, nas disciplinas de piano e guitarra e retomamos a Escola de Xadrez, tradição desta casa. No momento estamos a reativar a Escola de Teatro para crianças e adultos, para a qual se encontram abertas as inscrições.

Abertura do ano letivo da Universidade Sénior da Figueira da Foz

A Universidade Sénior da Figueira da Foz vai assinalar o início das suas atividades letivas com uma sessão solene, no dia 1 de outubro, no Auditório Madalena Biscaia Perdigão,no Museu Municipal, pelas 14h30, que contará com a participação de entidades municipais e a atuação do Grupo de Cantares da Sociedade Filarmónica Dez de Agosto.

A partir do dia 2 de outubro as aulas decorrerão de acordo com o calendário definido e já divulgado no site da instituição em (www.viveremalegria.pt). As matrículas têm início no a 15 de setembro e prolongam-se até ao dia 24.

A Universidade Sénior convida também os maiores de 50 anos a conhecer as instalações da Universidade Sénior que se localizam no primeiro andar do Mercado Municipal Engenheiro Silva e onde poderão obter todas as informações sobre o seu modo de funcionamento.

A oferta formativa e cultural tenta ser o mais diversificada possível, incluindo as disciplinas de História, Património, Literatura Portuguesa, vários níveis de Informática, Línguas (Alemão, Francês, Inglês, Espanhol, Italiano, Esperanto e Mandarim), Ginásticas (Zumba, Danças Latinas, Danças do Mundo, Alegria e Movimento, Zumba + Fortificação, Yoga e Tai-Chi), Cantares de Alegria, Viola, Cavaquinho, Teatro, Artes Decorativas, Pintura, Bridge, Bordados e Costura.

Este conjunto de disciplinas conta com um quadro de mais de 30 professores e um universo de cerca de 200 alunos.

Além das aulas, a Universidade Sénior irá realizar múltiplas viagens de estudo, convívios, tertúlias, entre outras iniciativas. Atentos às mudanças sócio-económicas no mundo atual, disponibiliza ainda três níveis de Português Língua Não Materna, destinados aos estrangeiros residentes no concelho da Figueira da Foz.

4° Passeio de Tratores de Maiorca percorreu no passado domingo parte da Rota dos Arrozais e diversas localidades da freguesia

Decorreu no passado domingo, o 4° Passeio de Tratores de Maiorca, que percorreu parte da Rota dos Arrozais e diversas localidades da Freguesia.Com a participação de meia centena de tratores e mais de duas centenas de participantes, desfrutaram, em pleno convívio, das belas paisagens dos Campos de Maiorca e animaram as ruas da freguesia com música, cor e uma energia contagiante.

O 4º Passeio de Tratores partiu do Largo da Feira Nova de Maiorca e teve o seguinte itinerário:
Largo da Feira Nova, Estrada Nacional 111, Ponte das 5 Portas, Monte de Santa Olaia, Arneiro de São João - Paragem para a Bucha na Piscina - Casais, Maiorca, Paço de Maiorca, Vale de Cardosos, Carvalhal, Redondos, Alegria e Arneiro de Fora.

O almoço convívio teve lugar no Clube Desportivo e Recreativo do Arneiro de Fora, que proporcionou uma refeição de qualidade e um serviço exemplar. Posteriormente o 4º passeio dos Tratores, antes de finalizar o seu percurso no Largo da Feira Nova, ainda passou pelas Biscainhas e Santo Amaro da Boiça.

Findo o percurso do Passeio de Tratores, realizou-se no recinto da Piscina Municipal de Maiorca, uma aula de Hidroginástica a cargo de Eva Galvão, o Trator Wash e houve animação musical com a banda 3C’s.

Este evento, teve a organização ao encargo da empresa Trevos e Castelos, de vários agricultores de Maiorca e da Junta de Freguesia de Maiorca.

Os participantes neste passeio tiveram ainda a oportunidade de degustar o maravilhoso arroz doce de Maiorca.

A organização agradece às várias empresas e entidades que apoiaram este evento sem as quais não seria possível de se realizar:

Município da Figueira da Foz, Freguesia de Maiorca, CDR do Arneiro de Fora, GM Srs da Paciência, Casa do Lavrador dos Casais, Casa do Povo de Maiorca, Photo Freitas, Drone - Rui Figueiredo. E às empresas Trevos e Castelos Unipessoal, Águas da Figueira, Inovbuild, Caixa de Crédito Agrícola, BKT, Abolsamia, Letimark, Sá Pinto Lda, Área dos Pesados, Nova Arroz, Resumescala, Bernardo Silva - Limpezas Florestais, e Restaurante Toten.

Um agradecimento especial a todos os voluntários que tudo deram de si, para o sucesso deste evento.

Neste evento foram classificados 5 tratores a nível da temática:

1º Tribo do Rio; 2º Trator Wash; 3º Lavadeiras; 4º Arraial de Santo Amaro; 5º Avós e Netos.

Os tratores do MAIOR “GRUPO” CÁ foram os seguintes:

1º Tiki Bar; 2º Popcorn, 3º Tribo do Rio.

A organização do evento agradece a participação das pessoas que conduziram os tratores e a todas as pessoas que fizeram este passeio.

Toda a promoção da Agricultura do Baixo Mondego será seguramente apoiada pelo Município da Figueira da Foz e por todas as Juntas de Freguesia rurais, onde toda uma população sente a “sorte” de viver em sintonia com a Natureza.

“Em 2026 contaremos de certeza com a 5 edição do Passeio de Tratores de Maiorca, que será de novo uma romaria rural de referência no nosso Concelho.”

(Rui Ferreira, presidente da Junta de Freguesia de Maiorca)