domingo, 30 de novembro de 2025

Misericórdia Obra da Figueira com investimento significativo em 2026

A Assembleia Geral da Misericórdia - Obra da Figueira, presidida por Teresa Machado, aprovou por unanimidade o Plano de Ação para 2026 com um orçamento total que se aproxima dos cinco milhões de euros.
 

A grande fatia do orçamento da Instituição vai para os trabalhadores, com valores que atingem quase os três milhões de euros, mas que corresponde à política nacional com o aumento do salário mínimo nacional que, inevitavelmente, agravam os gastos da Misericórdia, mas que são fundamentais para o bom funcionamento da MOF.

Nesta reunião o diretor financeiro, Nuno Cordeiro, juntamente com o mesário António José Rolo, especificaram detalhadamente as rubricas do plano para o próximo ano, que prevê também investimentos significativos na manutenção e preservação do património, com a abertura da nova sala do berçário, em termos de prestação de novos serviços à comunidade, bem como a manutenção de imóveis e equipamentos com destaque para a substituição parcial da caixilharia e do piso do corredor principal do Lar de Santo António; Intervenção de estabilização do muro da Rua do Hospital; Aquisição de um gerador que permita alimentar em energia elétrica toda a estrutura de forma de prevenção e quebras gerais de fornecimento de energia, como a sucedida em abril, que irá substituir o existente com quase 50 anos e que vai dando resposta às necessidades, mas que é urgente ter uma alternativa. A par de tudo isto e muitas outras necessidades que a Instituição vai necessitando, a prioridade em 2026 vai também para a aquisição de um novo e moderno forno elétrico para a cozinha, fundamental a toda a azáfama na confeção das 1.500 refeições diárias a que dá resposta.

A Instituição lembra que estes investimentos apenas serão possíveis face à alienação de imóveis a ocorrerem no próximo ano.

Reloop Market – 3ª edição decorre neste feriado de 1 de dezembro no Pavilhão do Ginásio Figueirense

A Reloop Market nasceu com a missão de criar uma alternativa consciente ao consumo tradicional, promovendo não só a roupa em segunda mão mas também o artesanato português, valorizando o que é feito à mão com criatividade e dedicação.

É uma oportunidade para descobrir peças únicas, dar nova vida ao que já existe e fazer escolhas mais amigas do planeta.Mas este evento é também — e sobretudo nesta época — sobre solidariedade, e assim este ano foi reforçada esta ação solidária com duas iniciativas muito especiais:

Natal Solidário - Recolha de Brinquedos para Crianças de Angola: Em parceria com a Sinalux, haverá a recolha de brinquedos, novos ou em excelente estado, para fazer chegar um pouco de magia natalícia a muitas crianças em Angola que, de outra forma, não teriam presentes. Uma pequena ação que pode transformar um Natal inteiro.

Apoio às Associações de Animais – Mantas e Outros Bens: Sabemos que o inverno é especialmente duro para muitas associações de proteção animal. Por isso a organização estará também a recolher mantas, comida e bens essenciais, para apoiar o incansável trabalho destas instituições.

Este é um evento para todos, com entrada gratuita quer para comprar, doar, apoiar ou simplesmente viver o ambiente acolhedor desta edição especial de Natal.

A Reloop Market teve a primeira edição no jardim municipal da Figueira da Foz a 16 de agosto deste ano, e a segunda no pavilhão do Ginásio Clube Figueirense a 11 de outubro que se revelou um sucesso.

Repete agora no mesmo local esta 3ª edição, que promete superar as anteriores.

Luciana Maia, da organização, explica que “é precisamente por este impacto que ambicionamos chegar mais longe.

quinta-feira, 20 de novembro de 2025

Decorrem até ao fim de novembro as Festas do Senhor da Paciência em Maiorca

Esta festa, secular, é «seguramente uma das mais antiga da Região Centro», afirma a população local, orgulhosa por serem festas «exclusivamente religiosas e nem sequer é o padroeiro da paróquia», mas é aquele a quem a população presta mais culto.

A devoção do Divino Senhor da Paciência por parte dos habitantes de Maiorca teve origem no século XVII. A imagem do Senhor da Paciência começou por ser colocada num nicho por uma devota mulher de nome Mariana Monteiro, em 1666. A capela nas Cruzes, em sua honra só começou a ser construída em 1707, tendo sido concluída em 1712 com esmolas do povo que resultavam das suas orações e promessas. Mas foi na sequência do terramoto que ocorreu em novembro de 1755, um pouco por todo o litoral de Portugal, que o povo de Maiorca começou a realizar as três procissões para evocar o Divino Senhor da Paciência, para pedir auxílio e socorro, que se passaram a realizar desde então no 3º e 4º fim de semana de novembro.

Em 1825 a capela beneficiou de obras de remodelação passando a ter o aspeto que ainda hoje conserva. O átrio também recebeu obras de remodelação e ampliação em 2009 e 2010.

Esta festividade tem a particularidade de ser exclusivamente religiosa, sem foguetes e sem componente profana. As suas três procissões noturnas atraem todos os anos centenas de devotos que pagam as suas promessas, havendo pessoas vão de rastos e de joelhos, e de dezenas de crianças que vão vestidas de várias figuras religiosas. A própria composição musical que a Banda de Maiorca executa nas procissões, que é uma marcha fúnebre, só é tocada por ocasião das Festividades do Senhor da Paciência, uma vez que foi composta à muitos anos, no século XIX, para ser executada exclusivamente nestas festividades.

Entre os dias 22 e 30 de novembro decorrem as festividades em honra do Divino Senhor da Paciência em Maiorca, a figura religiosa com mais devoção na freguesia de Maiorca.

Programa

Dia 22 de novembro:

19h00 – Missa na Igreja Matriz, seguida de procissão para a Capela do Senhor da Paciência, acompanhada pela Banda da Associação Musical União Filarmónica Maiorquense, que irá trazer a imagem do Senhor da Paciência para a Igreja Matriz;

23 de Novembro, domingo, dia principal das festividades:

09h00 horas – Arruada pela Banda Filarmónica Maiorquense, pelas ruas da Freguesia; 16h00 - Missa na Igreja Matriz, acompanhada pela Banda da Associação Musical União Filarmónica Maiorquense, seguida de procissão com 4 paragens, para cantar os Passos do Senhor “Miserere”;

De 24 a 29 de novembro às 21 horas - Momento de Oração na Igreja Matriz;

Dia 30 de Novembro:

16h00 - Missa na Igreja Matriz seguida de Procissão de Regresso da Imagem Divino do Senhor da Paciência da Igreja Matriz para a sua capela, acompanhada pela Banda da Associação Musical União Filarmónica Maiorquense.

Esta romaria é feita com os semblantes escondidos na escuridão, iluminados apenas pelas velas que os fiéis levam na mão. O silêncio que caracterizam as procissões é “ensurdecido”, ouvindo–se apenas os gemidos da dor dos devotos que pagam as suas promessas de joelhos ou de rastos.

quarta-feira, 12 de novembro de 2025

Associação Novo Olhar - Reunião Extraordinária da Assembleia Geral

“Nos termos do nº1 do artigo 25º dos Estatutos, e dos artigos 17º e 18º do Regulamento Interno da Associação Novo Olhar, convoco a reunião de Assembleia Geral para o dia 28 de Novembro de 2025, pelas 18h30, a efetuar na sua sede sita na Rua Comandante João Mano n.º 2 - 3090-877, freguesia de S. Pedro da Figueira da Foz.

Ordem de trabalhos:1- Aprovação de Plano de Atividades e Orçamento Previsional de 2026; 2- Outros assuntos de interesse da instituição.

De acordo com o n.º 1 do artigo 21º do Regulamento Interno da Associação Novo Olhar, a Assembleia Geral reunirá à hora marcada na convocatória, se estiverem presentes mais de metade dos associados com direito a voto, ou trinta minutos depois com qualquer número de presentes. Quem desejar expressar o seu voto por via escrita, pode, como usualmente fazê-lo, sendo que poderão recorrer a votação via email.

O Presidente da Mesa da Assembleia, Pedro Miguel Veiga Rodrigues”

terça-feira, 4 de novembro de 2025

Associação Viver em Alegria apresenta documentário cinematográfico sobre o fotojornalista Eduardo Gageiro

Esta exibição cinematográfica que vai decorrer no Auditório Madalena Perdigão tendo por mote a exibição do filme "As Coisas Não São Feitas Por Acaso" na sexta-feira dia 14 de novembro pelas 15 horas, contará com a presença do realizador Tiago Cravidão, que estará disponível para conversa com o público.

O referido filme, com a duração de 1 hora e 30 minutos, é um documentário cinematográfico sobre o fotojornalista Eduardo Gageiro e contou com o Alto Patrocínio da Assembleia da República e com apoio da Fundação Gulbenkian, tendo ainda o apoio do Laboratório Investigação de Práticas Artísticas da Universidade de Coimbra.

Atendendo ao interesse do evento, esta atividade da Universidade Sénior será aberta ao público em geral.

segunda-feira, 3 de novembro de 2025

Banda da Armada vai atuar na Sociedade Musical Santanense

No âmbito das comemorações do 131º aniversário da Sociedade Musical Santanense (SMS) a Banda da Armada vai efetuar um concerto na sua sede, tendo como maestro o capitão-de-fragata Délio Gonçalves.

Ao longo dos tempos a Banda da Armada tem desenvolvido um trabalho de grande interesse público, tanto ao nível do cerimonial militar e do protocolo de Estado, como no âmbito cultural, onde tem realizado concertos por todo o território português e no estrangeiro.

O concerto terá lugar no Salão de Festas da SMS no domingo dia 9 de novembro, pelas 15h30, com entrada livre.